areas y tecnologías digitales en intervenciones de prácticas

un estudio bibliográfico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v11i00.18808

Palabras clave:

TBLT, Tarefas, Estágio Supervisionado, Inglês, Tecnologias digitais

Resumen

El objetivo de este estudio fue mapear los estudios centrados en el uso del enfoque Task-based Language Teaching [TBLT] (Ellis, 2003; Skehan, 1996; Willis, 1996; Nunan, 2004) combinado con tecnologías digitales en el escenario de las prácticas supervisadas. Se trata de un estudio bibliográfico desarrollado a través de una revisión sistemática de la literatura en tres bases de datos: CAPES Journal Portal, ReCALL Magazine y Google Scholar. Esta investigación es relevante para la formación de profesores en el área de Literatura Inglesa debido a la necesidad de mejorar la práctica educativa y los métodos de enseñanza de una segunda lengua y/o lengua extranjera. Los resultados apuntan a la viabilidad del uso de TBLT en contextos de prácticas, ya que es un enfoque comunicativo que puede promover la autonomía del estudiante (Vieira, 2017) y la motivación en el aula de idiomas a través de la inclusión de actividades agradables.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruna Caroline dos Santos Dias, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em Letras - Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Campus IV, Jacobina. É integrante do Grupo de pesquisa FALE - FormAção em Linguagem e Ensino - e bolsista do Programa de Iniciação Científica (IC) pela FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia), com o projeto "Tarefas em intervenções de Estágio: mapeando possibilidades com tecnologias digitais". Desenvolve pesquisas nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, especialmente no que concerne ao Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (Task-based Language Teaching, TBLT) e ensino mediado por tecnologias digitais.

Juliane Regina Trevisol, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), mestrado em Língua Inglesa e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela PPGI-UFSC. É professora assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando no curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa e Literaturas, junto ao Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Campus IV Jacobina. Atua como líder do grupo de pesquisa FALE - FormAção em Linguagem e Ensino (UNEB) e como pesquisadora do grupo AQUILES - Aquisição de Inglês como Língua Estrangeira: Questões teóricas, pedagógicas e de metodologia de pesquisa (UFSC). Desenvolve pesquisas nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando especialmente com questões de ensino e aprendizagem de línguas, ensino de línguas baseado em tarefas, ensino mediado por tecnologias digitais, produção oral em L2 e formação de professores.

Citas

BREEN, M. P. Learner contributions to task design. In: CANDLIN, C. N.; MURPHY, D. (ed.). Lancaster Practical Papers in English Language Education: Language learning tasks. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1987. v. 7, p. 23-46.

DIAS, B. C.; OLIVEIRA, D. D.; TREVISOL, J. R. Planejando e Implementando Tarefas Pedagógicas para a Aula de Língua Estrangeira. In: TREVISOL, J. R.; SILVA, I. T. (org.). Fundamentos e Práticas no Ensino de Línguas: volume 2. Alagoinhas: Bordô-Grená, 2020. v. 2, p. 14-26.

ELLIS, R. Task-based language learning and teaching. Oxford, UK: Oxford University Press, 2003.

FADINI, V. S. A. Narrativas de formação:(re) trilhando experiências do estágio supervisionado em Letras-Inglês. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.

GONZALEZ-LLORET, M.; ORTEGA, L. Technology-mediated TBLT: researching technology and tasks. Amsterdam: John Benjamins, 2014.

GUIMARÃES, F. F.; HILDEBLANDO JÚNIOR, C. A.; FINARDI, K. R. Formação de Professores de Línguas Mediada por Tecnologias Digitais. Revista Linguagem e Ensino, v. 25, n. esp., p. 179-204, 2022. DOI: 10.15210/10.15210/RLE.V25especial.4443. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/24773. Acesso em: 3 mar. 2024.

HERRERA MATEUS, C. H.; GONZÁLEZ, Á. M. G.; ALZATE, L. V. C.; LALLE, C. D. L. Á. Exploring pre-service teachers' beliefs about language teaching and learning: a narrative study. Mextesol Journal, v. 45, n. 1, 2021.

NUNAN, D. Task-Based Language Teaching. New York: Cambridge University Press, 2004.

PEREIRA, A. C. V.; DIAS, B. C. S.; BUENO, R. R. O Texto Literário e a Abordagem de Tarefas: Uma Experiência de Ensino de Língua Inglesa para a Terceira Idade. Grau Zero: Revista de Crítica Cultural, v. 10, n. 2, p. 193-214, 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/15735. Acesso em: 28 mar. 2024.

PETTICREW, M.; ROBERTS, H. Systematic reviews in social sciences: a practical guide. Malden: Blackwell Publishing, 2006.

SPECHT, A. L.; MENDES, L. “Um nariz de porquinho e uma máscara de lobo”: a percepção de alunos do Ensino Fundamental sobre a Contação da História dos Três Porquinhos em Língua Inglesa. Revista de Letras Norte@mentos, v. 14, n. 36, 2021. DOI: 10.30681/rln.v14i36.7715. Disponível em: https://periodicos2.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7715. Acesso em: 2 dez. 2022.

SKEHAN, P. A Framework for the implementation of Task-Based instruction. Oxford University Press, 1996. p. 39 - 62.

TREVISOL, J. R. Investigating L2 learners’ oral production and perception of a task cycle using digital storytelling: a case for technology-mediated TBLT. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Florianópolis, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198996. Acesso em: 6 jul. 2024.

TREVISOL, J. R.; D’ELY, R. C. S. F. Efeitos da implementação de histórias digitais na produção oral de aprendizes de inglês: um estudo embasado em tarefas. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 65, 2021. DOI: 10.1590/1981-5794-e12562. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/12562. Acesso em: 28 mar. 2024.

VIEIRA, F. Task‐based instruction for autonomy: Connections with contexts of practice, conceptions of teaching, and professional development strategies. TESOL Quarterly, v. 51, n. 3, p. 693-715, 2017. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/44987016. Acesso em: 28 mar. 2024

WILLIS, J. A flexible framework for task-based learning. Londres: Longman, 1996.

ZACCARON, R. Do presencial ao online: Adaptações no Ambiente Virtual de Aprendizagem e o uso de tarefas no estágio em Letras-Inglês. REVISTA X, v. 16, p. 1888-1907, 2021.

Publicado

01/04/2025

Cómo citar

DIAS, B. C. dos S.; TREVISOL, J. R. areas y tecnologías digitales en intervenciones de prácticas: un estudio bibliográfico. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 11, n. 00, p. e025003, 2025. DOI: 10.29051/el.v11i00.18808. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18808. Acesso em: 5 dic. 2025.