De um núcleo de extensão

reflexões acerca da tríade ensino-pesquisa-extensão para escolas no/do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v11i00.20051

Palavras-chave:

Núcleo de Extensão, Indissociabilidade, Escola no/do Campo

Resumo

O ensaio apresenta informações advindas de estudos e intervenções desenvolvidas por integrantes de um núcleo de extensão de uma universidade situada na capital paraibana. Ressaltando, em especial, momentos marcados pela formação de profissionais de/para escolas no/do mundo rural. Para tanto, realizamos um estudo qualitativo, exploratório, através de pesquisa bibliográfica, mediante análise de livros, capítulos e artigos de autoria de integrantes do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural, em particular decorrentes de experiências desenvolvidas a partir da segunda década do século XXI. Os resultados ressaltaram o quanto é importante o desenvolvimento de ações que ressaltem a tríade ensino-pesquisa-extensão, principalmente quando atreladas a potencial melhoria da qualidade de serviços educacionais ofertados para as comunidades interna e externa da instituição universitária atendida pelo respectivo núcleo de extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilvania dos Santos Silva, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – Paraíba (PB) – Brasil. Professora lotada no Departamento de Educação do Campo (DEC) do Centro de Educação (CE).

Referências

APPOLINÁRIO, F. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. 2.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

BARBOSA, M. S. et al. Formação moral de sujeitos do campo: buscando compreender algumas das entrelinhas deste processo. SILVA, N. S. et al. (org.). Educação do campo e interconexões. João Pessoa: Editora da UFPB, 2016. p. 221-237.

BOFF, L.; BETO, F.; BOGO, A. Valores de uma prática militante. Cartilha, n. 9, São Paulo, MST: 2000.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 1988. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 14 abr. 2024

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 2003.

DELGADO, N. G. et al. Concepções de ruralidade e políticas públicas na América Latina e na Europa: análise comparativa de países selecionados. In: MIRANDA, C.; SILVA, H. (org.) Concepções da ruralidade contemporânea: as singularidades brasileiras. Brasília: IICA, 2013. v. 21. Disponível em: https://bibliotecadigital.economia.gov.br/bitstream/123456789/674/1/S%C3%A9rie-DRS-vol-21.pdf. Acesso em: 10 set. 2024.

FONTES, C. M.; SILVA, N. S. Ensino de regras, princípios e valores: reflexões a partir de livros da “Coleção Novo Girassol - Saberes e Fazeres do Campo”. In: RODRIGUES, A. C. S.; SILVA, E. J. L. (org.). Educação do campo e inclusão social. João Pessoa: Editora da UFPB, 2018. p. 153-168.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa (org.) coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/52806/000728684.pdf. Acesso em : 26 mar. 2024.

GUERRA, A. et al. Pesquisa qualitativa e seus fundamentos na investigação científica. Revista De Gestão E Secretariado, v. 15, n. 7, e4019, 2024. DOI: 10.7769/gesec.v15i7.4019. Disponível em: https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/4019. Acesso em: 15 jun. 2024

IBGE. Coordenação de Geografia. Proposta metodológica para classificação dos espaços do rural, do urbano e da natureza no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. (Investigações experimentais. Informações Geocientíficas Experimentais). Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102019.pdf. Acesso em: 02 fev. 2024.

LA TAILLE, Y. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

LÖSCH, S.; RAMBO, C. A.; FERREIRA, J. de L. A pesquisa exploratória na abordagem qualitativa em educação. Revista IberoAmericana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023141, 2023. e-ISSN: 1982-5587DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17958. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17958. Acesso em: 20 nov. 2024.

MARSCHNER, W. Lutando e ressignificando o rural em campo: notas epistemológicas. Interações, Campo Grande, v. 12, n. 1, p. 41-52, 2011. DOI: 10.1590/S1518-70122011000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/inter/a/4gzMY8Dgv5S8t3pqfnZZy6B. Acesso em: 7 jun. 2024.

PAIVA, A. B.; OLIVEIRA, G. S.; HILLESHEIM, M. C. P. Reflexões sobre a análise de conteúdo no desenvolvimento de pesquisas qualitativas. In: SANTOS, A. O.; OLIVEIRA, G. S.; RODRIGUES, M. C. (org.). Metodologias, Técnicas e Estratégias de Pesquisa: estudos introdutórios. Uberlândia: Editora da FUCAMP, 2022. p. 8-26. Disponível em: https://www.unifucamp.edu.br/wp-content/uploads/2022/04/LIVRO-18-Met-Tec-e-Estrat-de-Pesq-est-introd-4.pdf. Acesso em: 10 nov. 2023.

SANTOS, F. J. S.; MOURA, T. V. Políticas educacionais, modernização pedagógica e racionalização do trabalho docente: problematizando as representações negativas sobre as classes multisseriadas. In: ANTUNES-ROCHA, M. I.; HAGE, S. M. (org.). Escola de direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015. p. 35-47.

SILVA, A. C. A.; SILVA, A. C. F.; REIS, D. D. S. A extensão universitária no ensino e a correlação com o mundo rural. Revista Rural & Urbano, Recife, v. 6, n. 2, p. 242-259, 2021. DOI: 10.51359/2525-6092.2021.249116. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ruralurbano/article/view/249116. Acesso em: 05 out. 2022.

SILVA, F.; SILVA, N. S. Reflexões acerca do uso de histórias em quadrinhos no ensino em escolas no campo. Pensares em Revista, Rio de Janeiro, n. 32, p. 93–108, 2024. DOI: 10.12957/pr.2024.87499. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/pensaresemrevista/article/view/87499. Acesso em: 20 out. 2024.

SILVA, N. S. S. et al (org.). Anais do 1º Seminário Nacional do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural (NEMDR), 4º Seminário de Agroecologia, Resistência e Educação do Campo e 1º Seminário do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas [recurso eletrônico]. João Pessoa: Editora da UFPB, 2014.

SILVA, N. S. S. et al. Seminários do núcleo de extensão multidisciplinar para o desenvolvimento rural: contribuições para a formação de profissionais de educação? In: SILVA, N. S. S. et al. (org.). Educação do campo e interconexões. João Pessoa: Editora da UFPB, 2016.

SILVA, N. S. S.; SILVA, M. M. Ações de extensão: formações de profissionais de educação de escolas rurais de Pirpirituba e Sertãozinho (PB) SILVA, N. S.; DAMASCENO, J. L. (org). Educação do campo: atuações pedagógicas e agroecológicas. João Pessoa: Editora da UFPB, 2018. p. 177-192.

SILVA, N. D. S.; LOPES, C. E. S. A “Coleção Novo Girassol: saberes e fazeres do campo” no Ensino Rural: interações essenciais ao respeito às singularidades. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1–28, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4582. Acesso em: 26 fev. 2024.

SILVESTRE DA SILVA, J.; DOS SANTOS SILVA, N. A relação entre educação do/no campo e salas de aula multianuais/multisseriadas no contexto da prática pedagógica. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 17, n. 00, p. e023072, 2024. DOI: 10.26843/ae.v17i00.1248. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1248. Acesso em: 31 nov. 2024.

WANDERLEY, L. J.; LEÃO, P. C. R. Violência no campo da mineração e do garimpo. [S. l.]: Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração, no âmbito do Observatório dos Conflitos da Mineração no Brasil, 2023. Disponível em: https://emdefesadosterritorios.org/wp-content/uploads/2023/06/ViolenciaMineracaoGarimpo.pdf. Acesso em: 4 set. 2024.

Publicado

30/12/2024

Como Citar

SILVA, N. dos S. De um núcleo de extensão: reflexões acerca da tríade ensino-pesquisa-extensão para escolas no/do campo. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. 00, p. e024033, 2024. DOI: 10.29051/el.v11i00.20051. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/20051. Acesso em: 21 jun. 2025.