De um núcleo de extensão

reflexões acerca da tríade ensino-pesquisa-extensão para escolas no/do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v11i00.20051

Palavras-chave:

Núcleo de Extensão, Indissociabilidade, Escola no/do Campo

Resumo

O ensaio apresenta informações advindas de estudos e intervenções desenvolvidas por integrantes de um núcleo de extensão de uma universidade situada na capital paraibana. Ressaltando, em especial, momentos marcados pela formação de profissionais de/para escolas no/do mundo rural. Para tanto, realizamos um estudo qualitativo, exploratório, através de pesquisa bibliográfica, mediante análise de livros, capítulos e artigos de autoria de integrantes do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural, em particular decorrentes de experiências desenvolvidas a partir da segunda década do século XXI. Os resultados ressaltaram o quanto é importante o desenvolvimento de ações que ressaltem a tríade ensino-pesquisa-extensão, principalmente quando atreladas a potencial melhoria da qualidade de serviços educacionais ofertados para as comunidades interna e externa da instituição universitária atendida pelo respectivo núcleo de extensão.

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Biografia do Autor

Nilvania dos Santos Silva, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – Paraíba (PB) – Brasil. Professora lotada no Departamento de Educação do Campo (DEC) do Centro de Educação (CE).

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Publicado

30/12/2024

Como Citar

SILVA, N. dos S. De um núcleo de extensão: reflexões acerca da tríade ensino-pesquisa-extensão para escolas no/do campo. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. 00, p. e024033, 2024. DOI: 10.29051/el.v11i00.20051. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/20051. Acesso em: 11 abr. 2025.