Information and communication technologies in the supervised english language stage: a reflection in teacher training
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v5i2.12980Keywords:
TICs, Estágio supervisionado, Língua inglesa.Abstract
This article presents the results of an investigation into the insertion of Information and Communication Technologies (ICTs) in the teaching and learning of the English language for elementary school students, during supervised internship classes taught by regular teachers enrolled in the 3rd year of Language Course, qualification in English Language of a Higher Education Institution. It was possible to evidence that most students consider the use of ICTs important in pedagogical action. However, the tools used are still very conventional and the potential of technological activities little explored. This finding highlights the dichotomies between the analog and digital worlds that compete in the contemporary school context.Downloads
References
BARBOSA, Ana Amáilia Tavares Bastos. O ensino de artes e de inglês: uma experiência interdisciplinar/ Ana Amália Tavares Bastos Barbosa. - São Paulo: Cortes, 2007.
BOHN, Hilário I. Ensino e aprendizagem de línguas: os atores da sala de aula e a necessidade de rupturas. In.: MOITA LOPES, L.P (Org.). Linguística Aplicada e a Modernidade Recente: Festschriff para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Da aplicação de linguística à linguística aplicada indisciplinar. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. (Orgs.). Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009.
IFA, Sérgio. A formação pré-serviço de professores de Língua Inglesa em uma sociedade em processo de digitalização. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006.
MORAES, Márcia. Didática II. Rio de Janeiro: CCAA Editora, 2007.
NEGRÃO, Esmeralda; SCHER, Ana; VIOTTI, Evai. A competência linguística. In: FIORIN, J.L. et al. (Orgs.). Introdução à Linguística II: princípios da análise. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2002. p. 95-119.
PIMENTA, Selma Garrido. Estágio: diferentes concepções. In: PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. José Cerchi Fusari (rev. téc.) – São Paulo: Cortez, 2004.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.