Política de formação de professores bilíngues na fronteira do Brasil com o Paraguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v11i00.19572

Palavras-chave:

Bilinguismo, Formação de professores, Política educacional

Resumo

O artigo teve o propósito de investigar a formação de professores bilíngues na região da fronteira Brasil e Paraguai a partir do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF). O trabalho se sustentou pela abordagem qualitativa com o desenvolvimento de uma pesquisa em campo, no qual recorreu-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada com uma gestora de instituição pública escolar localizada no Brasil, especificamente, no município de Ponta Porã-MS, que faz fronteira com o município paraguaio de Pedro Juan Caballero. Os resultados apontaram que o PEIF, mesmo assegurando a formação teórico-prática aos docentes da escola brasileira, foi prejudicado diante da descontinuidade das suas ações, o que inviabilizou a realização das atividades intercambiais entre os professores dos dois países: Brasil e Paraguai.

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Biografia do Autor

Mara Lucinéia Marques Correa Bueno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Ponta Porã – Mato Grosso do Sul (MS). Docente do curso de Pedagogia do Campus de Ponta Porã.

Kellcia Rezende Souza, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Meire Helen Dos Santos Lima, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

14/02/2025

Como Citar

BUENO, M. L. M. C.; SOUZA, K. R.; LIMA, M. H. D. S. Política de formação de professores bilíngues na fronteira do Brasil com o Paraguai. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 11, n. 00, p. e025002, 2025. DOI: 10.29051/el.v11i00.19572. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19572. Acesso em: 15 mar. 2025.