Política de formação de professores bilíngues na fronteira do Brasil com o Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v11i00.19572Palavras-chave:
Bilinguismo, Formação de professores, Política educacionalResumo
O artigo teve o propósito de investigar a formação de professores bilíngues na região da fronteira Brasil e Paraguai a partir do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF). O trabalho se sustentou pela abordagem qualitativa com o desenvolvimento de uma pesquisa em campo, no qual recorreu-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada com uma gestora de instituição pública escolar localizada no Brasil, especificamente, no município de Ponta Porã-MS, que faz fronteira com o município paraguaio de Pedro Juan Caballero. Os resultados apontaram que o PEIF, mesmo assegurando a formação teórico-prática aos docentes da escola brasileira, foi prejudicado diante da descontinuidade das suas ações, o que inviabilizou a realização das atividades intercambiais entre os professores dos dois países: Brasil e Paraguai.
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