Política de formação de professores bilíngues na fronteira do Brasil com o Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v11i00.19572Keywords:
Bilingualism, Teacher training, Educational politicsAbstract
The article aimed to investigate the training of bilingual teachers in the Brazil-Paraguay border region through the Border Intercultural Schools Program (PEIF). The study was grounded in a qualitative approach, with field research involving a semi-structured interview with a manager of a public-school institution in Brazil, specifically in Ponta Porã-MS, which borders the Paraguayan municipality of Pedro Juan Caballero. The results indicated that, although the PEIF ensured theoretical and practical training for teachers at the Brazilian school, it was hindered by the discontinuity of its actions, which prevented the realization of exchange activities between teachers from both countries: Brazil and Paraguay.
Downloads
References
BECK, M. C.; HOFF, S.; FERNANDES, E. A. A. Escolas Interculturais de Fronteira e as Relações com o Desenvolvimento Local 2009 a 2015. Revista Espacios, Caracas, v. 37 n. 5, p. 2, 2016. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a16v37n05/163705e2.html. Acesso: 3 fev. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología. Escolas de Fronteira. Brasília: Ministério da Educação; Buenos Aires: Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología, 2008.
BRASIL. Portaria n. 798, de 19 de junho de 2012. Institui o Programa Escolas Interculturais de Fronteira, que visa a promover a integração regional por meio da educação intercultural e bilíngue. Brasília: Ministério da Educação, 2012.
BUENO, M. L. M. C. Política supranacional de formação de professores: o programa escolas interculturais de fronteira (PEIF) na faixa de fronteira Brasil/Paraguai. 2019. 260f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal da Grande Dourados, 2019.
BUENO, M. L. M. C. A gestão do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) na fronteira do Brasil com o Paraguai. Revista Educação e Fronteiras, Dourados, v. 11, n. esp. 1, 2021. DOI: 10.30612/eduf.v11iesp.1.16517. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/16517. Acesso: 3 fev. 2025.
BUENO, M. L. M. C., SOUZA, K. R. Programa Escolas Interculturais de Fronteira e a realidade Brasil/Paraguai: uma política de integração regional para a fronteira. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 15, n. 7. 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/74213. Acesso: 3 fev. 2025.
DUTRA, M. E. A.; GODOI, R. V. F. V. Programa de escolas interculturais de fronteira (PEIF): um desafio para as escolas no município de Ponta Porã. Educação, Psicologia e Interfaces, v. 3, n. 3, p. 35-47, 2019. Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/209. Acesso: 3 fev. 2025
FERNANDES, E. A. Experiências Linguísticas: como se faz a educação bilíngue com implementação da metodologia do Projeto Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira na fronteira entre Brasil e Paraguai. 2013. 86 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, 2013.
FLORES, O. V. O Programa Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira: um olhar para novas políticas linguísticas. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) – Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2011.
HAYGERT, S. STURZA, E. R. Reflexões sobre o Programa de Escolas Interculturais de Fronteira como uma política linguística. Linguagens e Cidadania, Santa Maria, v. 17, n. 1, 2015.
LORENZETTI, A.; TORQUATO, C. P. O programa escolas interculturais de fronteira (PEIF) como política línguística. Matraga, Rio de Janeiro, v. 23, n. 38, p. 83-104, 2016. DOI:10.12957/matraga.2016.20785. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/20785/18156. Acesso: 3 fev. 2025.
ORLANDI, R.; MARTINS, E. Alteridade e docência: formação dialógica sobre interculturalidade em escolas fronteiriças do Brasil e da Argentina. In: PINTO, A. C. T.; SILVA, M. R. Programa Escola Interculturais de Fronteira (PEIF): 10 anos. Tubarão: Copiart, 2016.
SCHERMA, M. A. As políticas brasileiras para a faixa de fronteira: um olhar a partir das relações internacionais. 2015. 272f. Tese (Doutorado em Relações Internacionais) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidades Estadual de Campinas, 2015.
SILVA, P. A. O Programa Escolas Interculturais de Fronteira como propulsor de políticas públicas educacionais. In: PINTO, A. C. T.; SILVA, M. R. De frente para a fronteira: reflexões sobre educação em área de fronteira. Chapecó: [s. n.], 2014.
SILVA, A. M. V.; ALMEIDA, L. P. Fronteiras, mobilidades e desigualdades: uma reflexão sobre a escola de/na fronteira. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 707-724, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/21325. Acesso: 3 fev. 2025.
SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M.; SILVA, R. D. O direito à educação escolar como dimensão da cidadania do Mercosul. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 1, p. 737-746, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13782. Acesso: 3 fev. 2025.
STURZA, E. R.; BRASIL, TV Escola. Das experiências e dos aprendizados no Programa Escolas Interculturais de Fronteiras. In: BRASIL, TV Escola. Salto para o Futuro. Escolas Interculturais de Fronteira. Ano XXIV, Boletim 1, 2014.
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.