The digital information and communication technologies on the teaching of foreign languages
State of the art
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v9i00.17032Keywords:
ICDTs, Teaching of FL, Multiliteracies, Digital literacy, Midatic competencyAbstract
As a result of the pandemic, emergency remote teaching and the growing presence of Digital Information and Communication Technologies (hereinafter ICDTs) in life in society and in the teaching of Foreign Languages (hereinafter FL), there is an increase in the number of studies investigating benefits and challenges of digital resources in Education. In this context, this work aims to outline the state of the art on the use of ICDTs in FL teaching, in addition to addressing topics such as digital literacy and mediatic competency, which are deeply intertwined with the theme. After analyzing the collected data, we observed that the number of studies on ICDTs with the insertion of such resources in the field of Education is increasing, that works in the area of English as a FL predominate, that the number of publications is greater in journals and annals of events and, finally, that studies, in general, tend to focus on technology as a learning tool.
Downloads
References
ALMEIDA, M. E. B. Letramento digital e hipertexto: Contribuições à educação. In: PELLANDA, N. M. C.; SCHLÜZEN, E. T. M.; JUNIOR, K. S. (org.). Inclusão digital: Tecendo redes afetivas/cognitivas. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 171-192. ISBN 85-7490-301-9.
ANJOS, H. V. M.; CARDOSO, A. D. Covid-19, Desigualdades e Privilégios na Educação Profissional Brasileira. Educação & Realidade, v. 47, 2022. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/109351. Acesso em: 06 jun. 2022.
BRAGA, D. B. Ambientes Digitais. São Paulo: Cortez Editora, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. ProInfo - Apresentação. Brasília, DF: MEC, [21--]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/proinfo. Acesso em: 07 jan. 2023.
CARVALHO, P. M.; SATAKA, M. M. Estado da arte das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. Anais do CIET: EnPED: 2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/issue/view/7. Acesso em: 10 jan. 2023.
COSTA, T. C. S. Avaliação de aprendizagem na educação a distância: análise das atividades de um curso em língua estrangeira. SIED: EnPED-Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2016. Disponível em: http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1360. Acesso em 15 jan. 2023.
DE MORAIS, F. A. F.; DA SILVA BRITO, G. Alunos e a reconfiguração da presencialidade em tempos de cibercultura: análise de relatos em redes sociais sobre as dificuldades no ensino remoto em tempos de pandemia. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 6, n. 4, p. 404-427, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/52233. Acesso em: 05 jul. 2022.
DENARDI, D. A. C.; MARCOS, R. A.; STANKOSKI, C. R. Impactos da pandemia covid-19 nas aulas de inglês. Ilha do Desterro, v. 74, n. 3, p. 113-143, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/80733. Acesso em: 30 mar. 2022.
KIELING, A.; SILVA-ANTUNES, P. T.; OLIVEIRA-CODINHOTO, G. Curadoria de sentidos em multiletramentos digitais no curso de letras inglês da Universidade Federal do Acre. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 60, p. 300-315, 2021. Disponível em https://www.scielo.br/j/tla/a/CYBnHrgQVGmZQDmn9GMrJKN/. Acesso em 10 jan. 2023.
LIMA, T. C. S. de; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 10, n. esp., 2007. p. 37-45. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/view/S1414-49802007000300004. Acesso em: 06 jun. 2022.
MARQUES-SCHÄFER, G. Competência Midiática e Tecnologias Móveis: Desafios e Perspectivas para a Formação de Professores de Línguas Estrangeiras. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS GERMANÍSTICOS, 1., 2015, São Paulo. Anais [...]. Campinas, SP: Maarc Sager, 2015. Disponível em: http://germanistik-brasil.org.br/wp-content/uploads/2016/05/Gabriela-Marques-Schaefer1.pdf. Acesso em: 7 jan. 2023.
MELLO, E. C. F. O uso de tecnologias nas aulas de língua inglesa no ensino fundamental II em Foz do Iguaçu/PR. Orientador: Prof. Dr. Clodis Boscarioli. 2018. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – UNIOESTE, Foz do Iguaçu, 2018. Disponível em: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4086. Acesso em: 20 jan. 2023.
NEGUMO, E.; TELES, L. F. O uso do celular por estudantes na escola: motivos e desdobramentos. Rev. bras. Estud. pedagog. (online), Brasília, v. 97, p. 356-371, ago. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/wBpRPnRRcmCBtZrh99VZbTC/?format=html&lang=pt. Acesso em: 20 jan. 2023.
Organização das Nações Unidas. ONU. Diretrizes de políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel. 2014. 41 p. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000227770. Acesso em: 7 jan. 2020.
PRENSKY, M. Digital Native, digital immigrants. Digital Native immigrants. On the horizon, MCB University Press, v. 9, n. 5, 2001. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 07 jan. 2023.
RABELLO, C. R. L. Tecnologia, ensino de línguas e pandemia: passado, presente e futuro. Línguas & Ensino, v. 3, p. 11-32. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/le/article/download/50912/27627. Acesso em: 05 jan. 2023.
ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. 264 p.
ROZENFELD, C. C. F.; MARQUES-SCHÄFER, G. Ensino de Línguas e Tecnologias Móveis: políticas públicas, conceitos, pesquisas e práticas em foco. São Paulo: Edições Hipótese, 2018.
ROZENFELD, C. C. F.; MARQUES-SCHÄFER, G. Tecnologias móveis e ensino de línguas estrangeiras: explorando conceitos e práticas. In: LUCAS, P. O.; RODRIGUES, R. F. L. (org.). Temas e Rumos na Linguística (Aplicada): questões empíricas, éticas, práticas. 1. ed. Campinas, SP: Pontes, 2017. v. 2, p. 229-254.
SANTOS, L. M. A. Panorama das pesquisas sobre TDIC e formação de professores de língua inglesa em LA: um levantamento bibliográfico a partir da base de dissertações/teses da CAPES. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 13, p. 15-36, 1 jan. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/d8hdb8r8RWLTxtvySBMqvcc/abstract/?lang=pt. Acesso em: 06 jan. 2023.
SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. Unidade 2 – A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de Pesquisa. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42. ISBN 978-85-386-0071-8.
SOUSA, C. H. A.; OLIVEIRA, F. T. C.; MARTINS, E. S. Ensino de língua inglesa e cultura digital em tempos de pandemia: o desafio de superar o curto espaço de tempo entre o dito e o vivido. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, p. 141-160, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/53901. Acesso em: 06 jun. 2021.
TIRABOSCHI, F. L. et al. Experiências de aprendizes de inglês da educação superior com o Kahoot: a colaboração e a multimodalidade em jogo. Revista Linguagem & Ensino, v. 22, n. 4, p. 1089-1113, 2019. Disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/16461/0. Acesso em: 06 jul. 2022.
VIEGAS, P. P. C.; GOULART, I. C. V. O Estado da Arte da produção acadêmica sobre o letramento digital na formação docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, São Paulo, v. 15, p. 125-145, jan. 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12217. Acesso em: 07 jul. 2022.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.