O estado da arte da produção acadêmica sobre o letramento digital na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i1.12217

Palavras-chave:

Letramento digital, Formação de professores, Estado do conhecimento.

Resumo

Este texto resulta de uma pesquisa bibliográfica, analítica e descritiva, numa perspectiva metodológica do Estado do Conhecimento ou Estado da Arte, sobre letramento digital na formação de professores. Realizou um levantamento de teses e dissertações dos cursos de pós-graduação stricto sensu das Instituições de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, no período de 2000 a junho de 2017, com o objetivo de identificar quais as tendências que as produções acadêmicas apresentam nas investigações sobre letramento digital na formação de professores. Como referencial teórico, aborda a cibercultura com Lévy (1999), o letramento, na perspectiva de Soares (1996, 2002, 2014) e Street (2014), os multiletramentos com Rojo (2003, 2012), letramento digital com Snyder (1999). Como resultado tem-se que as pesquisas são ainda incipientes ao tratar do tema e até mesmo superficiais, em alguns casos misturando o determinismo e o relativismo tecnológico. Verifica-se a diversidade nos constructos teóricos utilizados, que, por consequência, comprovam a heterogeneidade quando se trata de formação de professores.

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Biografia do Autor

Patrícia Peixoto Carneiro Viegas, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras – MG

Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita.

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN)

Doutoranda da FE-UNICAMP. Mestre em Educação pela FE-UNICAMP(2009). Professora do Departamento de educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras.

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Publicado

02/01/2020

Como Citar

VIEGAS, P. P. C.; GOULART, I. do C. V. O estado da arte da produção acadêmica sobre o letramento digital na formação docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 125–145, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i1.12217. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12217. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos