Sentidos silenciados en materiales didácticos de lengua inglesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.11612

Palabras clave:

Enseñanza de idiomas, Discurso, Silenciamiento

Resumen

En este estudio pretendemos comprender cómo los materiales didácticos, destinados a la enseñanza de la lengua inglesa, toman en consideración la relación entre lengua, sujeto e historia (ideología) y en qué medida la práctica del lenguaje se configura en esos materiales. La investigación se inscribe en el Análisis de Discurso de línea francesa, fundada por Pêcheux y desarrollada por Orlandi y otros investigadores, en Brasil. Entre los recortes recogidos, observamos que las culturas de los países de habla inglesa no se abordan de manera satisfactoria, pues a menudo se enfatiza sólo la cultura de los países hegemónicos, como Estados Unidos e Inglaterra, contribuyendo al trabajo de homogeneización lingüística y con vistas a una acción mercadológica de los productos euroamericanos. Por lo tanto, es importante reflexionar acerca de los sentidos silenciados, pero que están en funcionamiento en el proceso discursivo.

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Biografía del autor/a

Joelma Aparecida Bressanin, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Cursou o Mestrado em Estudos de Linguagem na Universidade Federal de Mato Grosso (2006) e a Graduação em Letras na Universidade do Estado de Mato Grosso (2000). Atualmente é professora efetiva na Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no Curso de Letras, na Vice-coordenação do Programa de Pós-Graduação em Linguística e na Coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagem - CEPEL. Coordena o Grupo de estudos GEPELCO, vinculado ao CNPq e ao projeto de pesquisa Ciência, Estado e Políticas. Realiza pesquisas na área de Letras, com ênfase em História das Ideias Linguísticas e Análise de Discurso, trabalhando, principalmente, os seguintes temas: políticas de ensino e políticas de línguas, formação de professores e práticas de leitura e escrita.

Simone Miller da Silva Campos, Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT

Graduada em LETRAS pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2005) com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas, é habilitada em Língua Inglesa pela Universidade de Várzea Grande - UNIVAG (2010) e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2010). Atualmente é professora efetiva da rede estadual de educação na área de Língua Portuguesa, lotada na Escola Estadual Marechal Rondon e doutoranda em Linguística pela UNEMAT.

Citas

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Publicado

01/07/2018

Cómo citar

BRESSANIN, J. A.; CAMPOS, S. M. da S. Sentidos silenciados en materiales didácticos de lengua inglesa. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 4, n. 2, p. 268–280, 2018. DOI: 10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.11612. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/11612. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos