Sentidos silenciados em materiais didáticos de língua inglesa

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.11612

Mots-clés :

Ensino de línguas, Discurso, Silenciamento.

Résumé

Neste estudo objetivamos compreender como os materiais didáticos, destinados ao ensino da língua inglesa, levam em consideração a relação entre língua, sujeito e história (ideologia) e em que medida a prática de linguagem se configura nesses materiais. A pesquisa se inscreve na Análise de Discurso de linha francesa, fundada por Pêcheux e desenvolvida por Orlandi e outros pesquisadores, no Brasil. Dentre os recortes coletados, observamos que as culturas dos países de língua inglesa não são abordadas de maneira satisfatória, pois, muitas vezes, enfatiza-se apenas a cultura dos países hegemônicos, como Estados Unidos e Inglaterra, contribuindo para o trabalho de homogeneização linguística e visando uma ação mercadológica dos produtos euro-americanos. Portanto, é importante refletir a respeito dos sentidos silenciados, mas que estão em funcionamento no processo discursivo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Joelma Aparecida Bressanin, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Cursou o Mestrado em Estudos de Linguagem na Universidade Federal de Mato Grosso (2006) e a Graduação em Letras na Universidade do Estado de Mato Grosso (2000). Atualmente é professora efetiva na Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no Curso de Letras, na Vice-coordenação do Programa de Pós-Graduação em Linguística e na Coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagem - CEPEL. Coordena o Grupo de estudos GEPELCO, vinculado ao CNPq e ao projeto de pesquisa Ciência, Estado e Políticas. Realiza pesquisas na área de Letras, com ênfase em História das Ideias Linguísticas e Análise de Discurso, trabalhando, principalmente, os seguintes temas: políticas de ensino e políticas de línguas, formação de professores e práticas de leitura e escrita.

Simone Miller da Silva Campos, Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT

Graduada em LETRAS pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2005) com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas, é habilitada em Língua Inglesa pela Universidade de Várzea Grande - UNIVAG (2010) e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2010). Atualmente é professora efetiva da rede estadual de educação na área de Língua Portuguesa, lotada na Escola Estadual Marechal Rondon e doutoranda em Linguística pela UNEMAT.

Références

CAVALLARI, J. S.; ARAÚJO, A. M. S. de. As formas do silêncio em um material didático de inglês para militares. In.: CORACINI, M. J.; CAVALLARI, J. S. (Des)construindo verdade(s) no/pelo material didático: discurso, identidade, ensino. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.

CORACINI, M. J. Pobreza e marginalidade em livro didático de francês como língua estrangeira: entre o poder e a discriminação. In.: CORACINI, M. J.; CAVALLARI, J. S. (Des)construindo verdade(s) no/pelo material didático: discurso, identidade, ensino. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.

FURLAN, C. C.; BIAZOTTO, A. D. Inglês e o silenciamento dos povos. In: BOLOGNINI, C. Z. (Org.) Discurso e ensino: a língua inglesa na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.

FURLAN, C. C.; MEGID, C. Maria. Língua e linguagem em movimento na sala de aula. BOLOGNINI, C. Z.; PFEIFFER, C.; LAGAZZI, S. (Orgs.). Discurso e ensino: práticas de linguagem na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.

KUMARAVADIVELU, B. Linguística Aplicada na era da globalização. In: MOITA-LOPES, L. P. (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

ORLANDI, E. P. Espaço da violência: o sentido da delinquência. Caderno de estudos linguísticos. Campinas, SP: Unicamp, 51 (2): 219-234, Jul./Dez. 2009.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso. In.: ORLANDI, E. P.; LAGAZZI-RODRIGUES, S. (Orgs.). Discurso e Textualidade. 3. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

PAYER, M. O.; CELADA, M. T. (Orgs.) Sobre sujeitos, língua(s), ensino, notas para uma agenda. In: PAYER, M. O.; CELADA, M. T. (Orgs.). Subjetivação e processos de identificação. Sujeito e línguas em práticas discursivas – inflexões no ensino. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. de Eni P. Orlandi. et. al. 4. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.

Téléchargements

Publiée

01/07/2018

Comment citer

BRESSANIN, J. A.; CAMPOS, S. M. da S. Sentidos silenciados em materiais didáticos de língua inglesa. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 4, n. 2, p. 268–280, 2018. DOI: 10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.11612. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/11612. Acesso em: 19 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos