Tecnologia do desenvolvimento do pensamento crítico: fundamentos teóricos e aplicação na escola secundária (ao ensino da língua russa)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14856

Palavras-chave:

Pensamento crítico, Tecnologia, Etapas tecnológicas, Métodos e estratégias de ensino, Ensino da língua russa

Resumo

O artigo apresenta uma tecnologia pedagógica moderna para o desenvolvimento do pensamento crítico, que visa formar a capacidade dos alunos de analisar fatos, fenômenos e processos do ponto de vista da lógica em sua relação e interdependência. Ele revela as especificidades da tecnologia de desenvolvimento do pensamento crítico, fornece uma descrição da metodologia para o desenvolvimento do pensamento crítico usando o exemplo do ensino da língua russa no ensino médio: as etapas do processo educacional (desafio, compreensão, reflexão), técnicas e métodos de esta tecnologia, exemplos de sua aplicação e vantagens de uso. No decorrer do estudo, os autores concluem que a tecnologia de desenvolvimento do pensamento crítico é implementada por meio da inclusão interativa dos alunos no espaço educacional por meio de uma organização específica do processo educacional com base em três etapas principais e um sistema de métodos de ensino que implementam consistentemente as tarefas de cada estágio. A tecnologia de desenvolvimento de pensamento crítico ativa a atividade mental e de fala dos alunos e contribui para seu envolvimento ativo no processo educacional e cognitivo. O estudo é baseado nos métodos de observação, análise, síntese, descrição, comparação e generalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ekaterina Gennadievna Shtyrlina, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Russian as a Foreign Language, Institute of Philology and Intercultural Communication. PhD in Philology.

Aida Marsovna Kazantseva, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Senior Lecturer at the Department of Russian as a Foreign Language, Institute of Philology and Intercultural Communication. PhD in Philology.

Izanloo Hasan, Ferdowsi University of Mashhad, Mashhad

Associate Professor of the Department of Russian Language.

Referências

BELOZERTSEV, E. P.; CHERNYKH, L. A. The idea and principle of nationality in education: a monograph. 2003.

BOCHINA, T.; AGEEVA, J.; VLASICHEVA, V. Multimedia presentation as a strategy of teaching speaking. In: INTERNATIONAL TECHNOLOGY, EDUCATION AND DEVELOPMENT CONFERENCE, 8., 2014, Valencia. Proceedings […]. Valencia, Spain: INTED, 2014. p. 7661-7669.

EROFEEVA, A. A. et al. Actividad comunicativa y formación de la cultura del habla en los estudiantes. Dilemas contemporáneos: Educación, Política y Valores, año VI, 2019.

GALITSKY, E.O. Dialogue in education as a way of becoming tolerance. 2004.

NIKIFOROVA, E. P.; BORISOVA, L .P.; EVERSTOVA, A. I. The use of critical thinking technology in the lessons of the Russian language in the Yakut school. Historical and socio-educational thought, v. 9, n. 4/2, p. 169-176, 2017.

NURULLINA, G.M.; EROFEEVA, I.V.; USMANOVA, L.A. Organization of extra-curricular activity in the system of teacher professional training. The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences, n. 36, p. 310-316, 2018.

SHKURKO, V. Y.; LUKOYANOVA, Y. K.; SERGEEVA, E. Using Fictional Texts In Teaching Russian As A Second Native Language. Modern Journal Of Language Teaching Methods, v. 7, n. 10, p. 59-63. 2017.

SORINA, G. V. Critical thinking: history and current status. Bulletin of Moscow University, v. 7, n. 6, p. 97-110. 2003.

ZAGASHEV, I. O.; ZAIRE-BEK, S. I. Critical thinking: technology development. 2003.

Publicado

28/02/2021

Como Citar

SHTYRLINA, E. G.; KAZANTSEVA, A. M.; HASAN, I. Tecnologia do desenvolvimento do pensamento crítico: fundamentos teóricos e aplicação na escola secundária (ao ensino da língua russa). Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. Esp1, p. 31–38, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iEsp1.14856. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/14856. Acesso em: 29 mar. 2024.