O ensino de Português como Língua Estrangeira: reflexões a partir da produção escrita de alunos chineses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.6.15401

Palavras-chave:

Português como língua estrangeira, Produção textual, Desempenho comunicativo

Resumo

Quando se aborda, particularmente, o ensino de Português para chineses, levanta-se uma discussão sobre as metodologias e abordagens utilizadas devido ao fato de o mandarim ser uma língua muito distinta do Português. Por um lado, defende-se ainda de maneira muito significativa que o ensino de português nesse contexto seja prioritariamente baseado em ensino de gramática. Por outro lado, tal foco destoa do padrão de domínio linguístico que se espera dos aprendizes de português como língua estrangeira nos exames do CAPLE (Portugal) e no CELPE-BRAS (Brasil). Diante disso, o objetivo do presente artigo é discutir essas questões a partir de exemplos de textos escritos por alunos chineses em uma universidade de Macau, China. A partir da análise das produções textuais, foi possível constatar que a prática de ensino voltada não somente à normatização gramatical permite que os alunos compreendam e produzam textos em que o desempenho comunicativo seja alcançado.

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Biografia do Autor

Tatiane Macedo Costa, Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST), Macau – China

Professora Assistente. 

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Publicado

28/12/2021

Como Citar

COSTA, T. M. O ensino de Português como Língua Estrangeira: reflexões a partir da produção escrita de alunos chineses. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.6, p. e021141, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.6.15401. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15401. Acesso em: 16 abr. 2024.