O relato de discurso como estratégia de desenvolvimento da competência oral no ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/rel.v4.n1.2018.10988

Palavras-chave:

Relato de discurso, Competência oral, Oral informal, Abordagem comunicativa.

Resumo

Este artigo centra-se na abordagem do relato de discurso enquanto estratégia de desenvolvimento da competência oral de aprendentes de Português Língua Estrangeira (PLE), tendo por base o trabalho desenvolvido no estágio pedagógico numa turma de nível de avançado, no âmbito do Mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O ensino-aprendizagem do relato de discurso oral espontâneo, proveniente, maioritariamente, das interações quotidianas, prevê uma análise que vai para além do plano linguístico e discursivo, o que torna essencial descodificar aspetos para-linguísticos e extralinguísticos que envolvem igualmente competências sociolinguísticas e pragmáticas. Partindo da descrição deste fenómeno linguístico-discursivo, apresentamos o projeto desenvolvido, pormenorizando algumas propostas de operacionalização didática do relato de discurso a partir de documentos autênticos, com base numa abordagem metodológica comunicativa. Os resultados da implementação do plano de intervenção pedagógico-didática realizado mostram que este tipo de abordagem é eficaz no desenvolvimento da competência oral dos aprendentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Ferreira, Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Colaborador Externo)

Professora de Português Língua Estrangeira desde 2004. Atualmente formadora externa de Português Língua estrangeira/ Língua Segunda na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Examinadora dos exames CAPLE

Fátima Silva, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Professora Auxiliar de Linguística do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos da Faculdade de Letras da universidade do Porto

Referências

AUFRAY, A. Cadre théorique pour une étude du discours rapporté à l’oral en allemande. In: Dialogues interlinguistiques – Recueil des jeunes chercheurs du CELTA, Paris: Sorbonne, 2008.

AUTHIER-REVUZ, J. Repères dans le Champ du Discours Rapporté. L’Information Grammaticale, 55, 1992, p. 38-42.

BOSANI, A. Verbos de comunicación y discurso. In TOVAR, J. et alli. (eds.), Lengua, discurso, texto (I Simposio International de Análisis del Discurso). Madrid: Visor Libros, v. I, p. 253-261, 2000.

BRIZ, A. El español coloquial: situación y uso. Madrid: Arco Libros, 2010.

CAILLAT, D. Le discours rapporté direct à l’oral: gestion multimodale de l’insertion d’un discours autre. In: DESOUTTER, C.; MELLET, C. (dir.). Le discours rapporté: approches linguistiques et perspectives didatiques. Berna: Peter Lang, 2013.

CALARESU, E. Testuali Parole: la dimensione pragmatica e testuale del discorso riportato. Milão: FrancoAngeli, 2004.

CHAROLLES, M. Exercices sur les Verbes de Communication. Pratiques, 9, p. 83-107, 1972.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto: Asa, 2001.

DUARTE, I. Do saber ao ensinar: em torno dos verbos introdutores de discurso relatado. In: FONSECA, F. I.; DUARTE, I.; FIGUEIREDO, O. (orgs.). A linguística na formação do professor de português, Porto: CLUP, 2001, p. 125-134.

DUARTE, I. O relato de discurso na ficção narrativa: contributos para a análise da construção polifónica de Os Maias de Eça de Queirós. Lisboa: FCG, 2003.

DUARTE, I. Venez, venez!" : de la suggestion à l’injonction dans les langues romanes. In: CARREIRA, M. H. (dir.).Travaux et Documents. Paris: Université Paris 8, 2006, p. 155-176.

DUARTE, I. Textos orais: Análise da conversa informal e ensino do Português Língua Estrangeira. Todas as Letras, v. 17, n. 1, p. 56-72, 2015.

DUARTE, I.; CARVALHO, A. Discours rapporté dans l’oral informel: l’imprécision. In A. Berrendonner, M.-B. Mosegaard Hansen, R. P. Zafiu (Éd.), Actes du XXVIIe Congrès international de linguistique et de philologie romanes (Nancy, 15-20 juillet 2013). Section 10: Linguistique textuelle et analyse du discours. Nancy, 2016.

DUARTE, I.; SILVA, F. (no prelo). Revisitação do discurso relatado no ensino-aprendizagem do PLE. In: CIAMA, A.; TELETIN, A. (ed.). Tempo, Espaço e Identidade na Cultura Portuguesa: desafios e perspetivas (2 vols.). București: Ed. Universității din București.

FERREIRA, A. O relato de discurso como estratégia de desenvolvimento da competência oral em PLE. (Dissertação de Mestrado em Letras), Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 2015.

LEECH, G. Principles of pragmatics. Londres e Nova Iorque: Longman, 1983.

LU, S. O ensino do relato de discurso numa turma de Português Língua Estrangeira do nível B1. (Dissertação de Mestrado), Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 2016.

MANSOUR, L. Discours direct et représentation de la parole intérieure. In: DESOUTTER, C.; MELLET, C. Le discours rapporté: approches linguistiques et perspectives didactiques. Berna: Peter Lang. 2013.

MARNETTE, S. Aux frontières du discours rapporté. Revue Romane, 37, p. 3-30, 2002.

MARQUES, M. A. O discurso relatado em interações orais coloquiais. In: MARQUES, M. A.; REI, X. M. S. Novas perspetivas linguísticas no espaço galego- português. Revista Galega de Filoloxia, Monografia 10, Consorcio Editorial Galego, 2015, p. 89- 109.

MONTEIRO, N. O relato de discurso no ensino do PLE: um caso em estudo. (Dissertação de Mestrado), Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 2014.

MORENO, A. Le discours rapporté dans l’interaction: proximité et variabilité. In Congrès Mondial de Linguistique Française – CMLF, p. 1685-1699, 2014.

REYES, G. Los procedimientos de cita: estilo directo y estilo indirecto. Madrid: Arco Libros, 2002.

Downloads

Publicado

17/01/2018

Como Citar

FERREIRA, A.; SILVA, F. O relato de discurso como estratégia de desenvolvimento da competência oral no ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 4, n. 1, p. 58–80, 2018. DOI: 10.29051/rel.v4.n1.2018.10988. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/10988. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos