A descrição linguística e sua abordagem no ensino da língua espanhola

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DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v6i2.13181

Palavras-chave:

Espanhol, Objeto pronominal acusativo, Gramática gerativa, Sociolinguística, Ensino de espanhol como língua estrangeira.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar reflexões sobre a abordagem da descrição linguística no ensino da língua espanhola, tendo em vista as perspectivas teóricas gerativa (CHOMSKY, 1981; 1986) e sociolinguística (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2009). Para tanto, apresentaremos os resultados iniciais da pesquisa que estamos desenvolvendo sobre o objeto pronominal acusativo de 3ª pessoa na variedade de espanhol de Madri e no português brasileiro e reflexões sobre o ensino da língua espanhola. Nossa ideia é de que os avanços na descrição linguística e sua abordagem no ensino a partir dessas perspectivas teóricas possam levar o aluno à reflexão sobre o funcionamento do espanhol e à compreensão dos fatores linguísticos e sociais que estão envolvidos no processo de variação linguística.

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Biografia do Autor

Adriana Martins Simões, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas – MG

Docente do Departamento de Letras. Doutorado em Letras (USP).

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Publicado

26/08/2020

Como Citar

MARTINS SIMÕES, A. A descrição linguística e sua abordagem no ensino da língua espanhola. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 6, n. 2, p. 266–297, 2020. DOI: 10.29051/el.v6i2.13181. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/13181. Acesso em: 23 nov. 2024.

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