As características da organização do processo de ensino de estudantes-filólogos chineses o vocabulário homônimo da língua russa
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.8.16369Palavras-chave:
Estudantes-filólogos chineses, Homônimos, Homógrafos, Princípios de treinamento, Estratégias de treinamento, Um conjunto de exercíciosResumo
O artigo discute as questões do ensino do vocabulário homônimo da língua russa a estudantes chineses - filólogos. Os autores propõem uma descrição da organização do processo de ensino do vocabulário homônimo como sistema, uma análise de seus elementos constituintes e das relações existentes entre eles. É determinado o conjunto necessário de competências e habilidades, permitindo ao indivíduo utilizar corretamente os homônimos da língua russa no processo de comunicação, bem como as dificuldades específicas que os estudantes chineses enfrentam no processo de estudo do vocabulário homônimo. O artigo também formula os princípios básicos para ensinar a estudantes-filólogos chineses os homônimos da língua russa e descreve um conjunto de exercícios. Todas as disposições do artigo são ilustradas por exemplos. O material desse artigo foi usado no Projeto Planejado de Filosofia e Ciências Sociais da Província de Heilongjiang (2020) , A Pesquisa Prática de Cultivar os Professores de Língua Estrangeira Compostos na Província de Heilongjiang a partir da Visão de Perspectiva de ESP (20YYD218).
Downloads
Referências
Balykhina, T. M., Zhao Yujiang. 2009. What are they like, Chinese? Ethnomethodical aspects of teaching Russian lan- guage to the Chinese // Higher education today. No. 5. - P. 16–22. (In Russian)
Fan Y. 2020.The use of homonyms in teaching the Russian language Chinese students at the initial stage /Y. Fan, E. N. Tarasova // The professor of XXI century. - No. 1-1. - S. 175-181. - DOI 10.31862 / 2073- 9613-2020-1-175-181. (In Russian)
Guzarova N.I., Petrovskaya T.S. 2009. On the issue of improving the efficiency of adaptation of Chinese students to the academic and socio-cultural environment of Siberian University (based on the material of the Tomsk Polytechnic University) // Russian-Chinese linguistic ties and problems of anticivilization communication in the modern world: the materials of international, scientific-practical conf. (Omsk, 18-19 November 2009). Omsk: OmGPU.pp.26–29. (In Russian)
Ignatova, I.B. 1997. Teaching the grammatical structure of speech of foreign students-philologists as the basis for the formation of the lain accordance with the conditions of the speech situation, and personality of the future professor: dis. Dr. ped. Sciences/ I.B. Ignatova. SPb. -420p. (In Russian)
Ignatova, I.B. 2004. Communicative culture of the linguistic personality of students-philologists/IB Ignatova, SM Andreeva. Belgorod: BelGU Publishing House. -200p. (In Russian)
Ignatova, I.B. Linguo-methodical system of teaching the homonyms of the Russian language (anthropocentric approach) foreign students-philologists: monograph / Ignatov I., Kuleshova R. V.; Belgorod State un-t, Petrovskaya acad. Sciences and Arts (Belgorod branch), the Department of Russian language and intercultural communication. - St. Petersburg; Belgorod: Belgorod State University. - 214 p. (In Russian)
Ivanova M.A. 2001. Social and psychological adaptation of foreign students to the higher school of Russia: Dis. Dr. psychol. sciences. SPb. -353 p.
Kalmykov P.N. 2009.Chinese student youth in Moscow. Migration flow resource or Russian counterparties in China? // Bulletin of the Russian State University for the Humanities. - No. 2. - P. 234–250. (In Russian)
Kosheleva E.Yu. 2013. Ethnopsychology features of the model of teaching Chinese students / E. Yu. Kosheleva, Ya. Pak, E. Chernobilski // Modern problems of science and education. - No. 2. - P. 258. (In Russian)
Kovanova M. S. 2021. Interaction between Russia and China in the educational sphere / M. S. Kovanova. - Text: direct // Young scientist. - No. 1 (343). - S. 123-126. - URL: https://moluch.ru/archive/343/77201/ (date of access: June 29, 2021). (In Russian)
Shatilov S. F. 1985. Actual problems of teaching the Russian language foreign students / S. F. Shatilov. - L.: Leningrad State University. -153p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.