O mapa conceitual como estratégia de aprendizagem e avaliação na formação continuada de professores de língua portuguesa e coordenadoras pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10i00.19106

Palavras-chave:

Formação de professores, Formação de coordenadores pedagógicos, Estratégia de aprendizagem, Avaliação formativa, Mapa conceitual

Resumo

Pensar em uma possibilidade de ensino que contemple a aprendizagem dos alunos, suscita a necessidade de busca por propostas inovadoras para a formação continuada de professores. Nesse sentido, defende-se a utilização do mapa conceitual como estratégia inovadora. Este estudo objetiva analisar as percepções de professores de língua portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental e de coordenadoras pedagógicas, quanto ao uso do mapa conceitual como estratégia de aprendizagem e de avaliação no processo de formação continuada. A metodologia empregada foi a abordagem qualitativa do tipo intervenção-ação. Realizou-se a pesquisa em seis colégios de uma rede educacional privada, com 14 docentes de língua portuguesa e 12 coordenadoras pedagógicas, na região do Sul do estado de Santa Catarina. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram grupo focal e diário de campo. Os resultados obtidos revelaram que a formação continuada propiciou mudanças significativas nas práticas dos participantes por meio do uso do mapa conceitual.

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Biografia do Autor

Aletheia Priscilla Bim da Cruz, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Discente do Mestrado em Educação Profissional.

Betania Jacob Stange Lopes, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Docente do Mestrado em Educação Profissional. Doutorado em Educação Especial (UFSCAR).

Cristina Zukowsky-Tavares, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Docente do Mestrado em Educação Profissional.

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Publicado

28/05/2024

Como Citar

CRUZ, A. P. B. da; LOPES, B. J. S.; ZUKOWSKY-TAVARES, C. O mapa conceitual como estratégia de aprendizagem e avaliação na formação continuada de professores de língua portuguesa e coordenadoras pedagógicas. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. 00, p. e024004, 2024. DOI: 10.29051/el.v10i00.19106. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19106. Acesso em: 27 jul. 2024.