Problemas e angústias vivenciados por pós-graduandos de enfermagem: uma análise à luz da empatia
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v15i1.11938Palavras-chave:
Empatia, Educação de pós-graduação em enfermagem, Enfermagem.Resumo
Objetivo: analisar propostas para lidar com problemas e angústia vivenciadas por pós-graduandos à luz dos hábitos da empatia. Método: pesquisa qualitativa, exploratória, realizada com 15 pós-graduandos em enfermagem de um Programa de Pós-Graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública do sul do Brasil. A coleta de dados deu-se no mês de outubro de 2017, por meio de uma dinâmica a qual objetivo exercitar a prática da empatia. Resultados: A análise das falas procedeu mediante a Análise de Conteúdo e dela emergiram três categorias de análise: Problemas e angústias vivenciadas por pós-graduandos de enfermagem; Olhares, perspectivas e propostas e; Um olhar sobre os problemas e angústias dos pares: (in)compreensões, conflitos e debates. Considerações finais: predominaram queixas relacionadas a experiências vividas no âmbito da pós-graduação. As propostas caracterizaram-se principalmente como conselhos e a empatia foi exercitada por poucos acadêmicos, assim considera-se necessário expandir o tema nos espaços acadêmicos.
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