Comparação dos níveis de aptidão física entre escolares praticantes e não praticantes de jiu-jitsu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v15i1.12357

Palavras-chave:

Aptidão física, Saúde, Educação física escolar, Jiu-jitsu.

Resumo

O jiu-jitsu é um esporte que vem crescendo bastante nos últimos anos. Se teve como objetivo comparar os níveis de aptidão física entre escolares praticantes e não praticantes de jiu-jitsu de um bairro na cidade de Fortaleza/CE. Foram analisadas as seguintes variáveis: IMC, Flexibilidade, Resistencia abdominal e Resistência cardiorrespiratória, com 22 crianças, todas do sexo masculino, divididas em 2 grupos com 11 indivíduos. Foi observado que o grupo jiu-jitsu se saiu melhor em todos os testes principalmente nos testes de flexibilidade (JJ:31(±2,00), EDF:28(±4,07)) e resistência abdominal (JJ:30(±4,42), EDF:25(±2,99)), nos quais obteve uma diferença significativa, já nas variáveis IMC(JJ:20(±2,02) EDF:22(±4,28) e resistência cardiorrespiratória(JJ:654(±127) EDF(583(±120)) apesar de não existir diferença significativa, o grupo jiu-jitsu demonstrou valores superiores aos do grupo EDF. Com os resultados obtidos pode-se concluir que a prática do jiu-jitsu pode trazer benefícios a saúde tão bons ou melhores que a prática de educação física.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE.

Mestrado em Ciências do Movimento Humano também pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002) 

Doutorado em Cardiologia na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS 

É Professor Doutor da Universidade Federal do Ceará da Universidade Federal do Ceará-  UFC, no Instituto de Educação Física e Esportes - IEFES.

Abraham Lincoln de Paula Rodrigues, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE.

Laboratório de Biomecânica do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará- UFC.

Stela Lopes Soares, Centro Universitário INTA (UNINTA), Sobral – CE.

Professora de Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

Fisioterapeuta pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada- INTA

Escpecialista em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

Especialista em Docência no Ensino na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Especialista em Gerontologia pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada- iNTA

Especialista em Fisiologia do Esforço e Biomecânica do Movimento pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada- iNTA

Professora do curso de Educação Física e Fisioterapia do  Centro Universitário INTA - UNINTA

Coordenadora do Curso de Fisioterapia da Faculdade Novo Tempo - FNT

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEPEFE 

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceara- UECE

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Publicado

08/07/2019

Como Citar

SILVA, C. A. da; RODRIGUES, A. L. de P.; SOARES, S. L. Comparação dos níveis de aptidão física entre escolares praticantes e não praticantes de jiu-jitsu. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 15, n. 1, p. 72–92, 2019. DOI: 10.26673/tes.v15i1.12357. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/12357. Acesso em: 12 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação