As dificuldades no cotidiano escolar dos professores do estado do Ceará no processo de retorno ao modelo presencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v18i00.16967

Palavras-chave:

Docentes, Burnout, Educação

Resumo

O Governo do Ceará liberou a realização das aulas presenciais, na Educação Básica, para todos os municípios cearenses. O objetivo dessa pesquisa lançar luz sobre os estressores que fomentam o esgotamento docente, a fim de ajudar, apoiar e capacitar os professores para enfrentar os próximos desafios da pandemia. Será avaliado os indicadores de saúde mental dos professores do estado do Ceará visando auxiliar na compreensão dos efeitos do confinamento e do isolamento social, das dificuldades docentes no cotidiano escolar e na capacidade de trabalho durante o processo de retorno gradual ao ambiente de trabalho. Foram convocados a participar da pesquisa professores da educação infantil ao ensino superior, das esferas públicas e privada. O estudo da síndrome do esgotamento profissional nos ambientes organizacionais mostrou-se em patamares médios, ligando assim o alerta da necessidade de atenção por parte dos gestores com as consequências que o Burnout aos professores.

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Biografia do Autor

Aline Soares Campos, Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE), Fortaleza – CE – Brasil.

Coordenadora Escolar. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE). Mestrado em Educação (UFC).

Stela Lopes Soares, Centro Universitário Inta (UNINTA), Sobral – CE – Brasil.

Coordenadora do Curso de Educação Física. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE). Doutorado em Educação (PPGE/UECE).

George Almeida Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina – PE – Brasil

Mestrando em Educação Física.

Jean Silva Cavalcante, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real – Portugal. Doutorando em Ciências do Desporto.

Professor Adjunto do Curso de Educação Física e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE). Doutorado em Saúde Coletiva (UECE).

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual Ceará (UECE)

Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE – Brasil. Professor Adjunto do Curso de Educação Física e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE). Doutorado em Saúde Coletiva (UECE).

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

CAMPOS, A. S.; SOARES, S. L.; LIMA, G. A.; CAVALCANTE, J. S.; FERREIRA, H. S. As dificuldades no cotidiano escolar dos professores do estado do Ceará no processo de retorno ao modelo presencial. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 18, n. 00, p. e022016, 2022. DOI: 10.26673/tes.v18i00.16967. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/16967. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

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