As dificuldades no cotidiano escolar dos professores do estado do Ceará no processo de retorno ao modelo presencial
DOI :
https://doi.org/10.26673/tes.v18i00.16967Mots-clés :
Docentes, Burnout, EducaçãoRésumé
O Governo do Ceará liberou a realização das aulas presenciais, na Educação Básica, para todos os municípios cearenses. O objetivo dessa pesquisa lançar luz sobre os estressores que fomentam o esgotamento docente, a fim de ajudar, apoiar e capacitar os professores para enfrentar os próximos desafios da pandemia. Será avaliado os indicadores de saúde mental dos professores do estado do Ceará visando auxiliar na compreensão dos efeitos do confinamento e do isolamento social, das dificuldades docentes no cotidiano escolar e na capacidade de trabalho durante o processo de retorno gradual ao ambiente de trabalho. Foram convocados a participar da pesquisa professores da educação infantil ao ensino superior, das esferas públicas e privada. O estudo da síndrome do esgotamento profissional nos ambientes organizacionais mostrou-se em patamares médios, ligando assim o alerta da necessidade de atenção por parte dos gestores com as consequências que o Burnout aos professores.
Téléchargements
Références
BARROS-DELBEN, P. et al. Saúde mental em situação de emergência: COVID-19. Revista Debates em Psiquiatria, v. 10, v. 2, p. 18-28, 2020. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/38. Acesso em: 25 abr. 2022.
BAQUTAYAN, S.; ABD GHAFAR, S. W.; GUL, M. 'The Relationship between Stress and Emotional Intelligence among Postgraduate Students: The Case Study at Perdana School, University Technology Malaysia'. International Journal of Behavioral Sciences, v. 11, n. 2, p. 74-81, 2017. Disponível em: http://www.behavsci.ir/article_67976.html. Acesso em: 10 jan. 2022.
BRASIL. Decreto n. 3.048, de 6 de maio de 1999. Aprova o Regulamento da Previdência Social, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3048.htm. Acesso em: 12 jan. 2022.
BRUDEY, C. et al. Autonomic and inflammatory consequences of posttraumatic stress disorder and the link to cardiovascular disease. Am J Physiol Regul Integr Comp Physiol, v. 309, n. 4, p. 315-321, 2015. Disponível em: https://journals.physiology.org/doi/full/10.1152/ajpregu.00343.2014. Acesso em: 10 maio 2022.
CARDOSO, S. Ciclo de carreira docente: O que dizem as pesquisas brasileiras? In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8., 2017, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Educere, 2017.
COSTA, M. E. S. Síndrome de burnout em professores universitários. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Faculdade de Psicologia. Lisboa, 2011.
DELLAZZANA-ZANON, L. L. et al. Efeitos psicológicos do distanciamento social causado pela pandemia de COVID-19 (coronavírus) ao longo do ciclo de vida. Estudos de Psicologia, Natal, v. 25, n. 2, p. 188-198, 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-294X2020000200009. Acesso em: 20 jan. 2022.
FERREIRA, R. E. D. S. A organização do trabalho na Unidade de Doenças Infectocontagiosas e a ocorrência de Burnout nos trabalhadores de Enfermagem. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/11252. Acesso em: 10 jan. 2022.
HOLMES, E. A. et al. Multidisciplinary research priorities for the COVID-19 pandemic: A call for action for mental health Science. Lancet Psychiatry, v. 7, p. 547–60, jun. 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2215036620301681. Acesso em: 19 fev. 2022.
HUBERMAN, M. A. et al. Le cycle de vie professionnelle des enseignants secondaires: Résumé d'une recherche démentielle. Genève: Université de Genève, Faculté de psychologie et des sciences de l'éducation, 1989.
HUBERMAN, M. A. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000.
MCEWEN, B. S.; AKIL, H. Revisiting the Stress Concept: Implications for Affective Disorders. The Journal of Neuroscience, v. 40, n. 1, p. 12-21, jan. 2020. Disponível em: https://www.jneurosci.org/content/40/1/12.abstract. Acesso em: 26 out. 2021.
MCLAURINE, W. D. A. Correlational Study of Job Burnout and Organizational Commitment Among Correctional Officers. School of Psychology: Capella University, 2008.
MASLACH, C. et al. Maslach Burnout Inventory: Third edition. In: ZALAQUETT, C. P.; WOOD, R. J. (ed.). Evaluating stress: A book of resources. Scarecrow Education, 1997.
MASLACH, C.; SCHAUFELI, W. B.; LEITER, M. P. Job burnout. Annual Review of Psychology, v. 52, p. 397-422, 2001. Disponível em: https://www.annualreviews.org/doi/abs/10.1146/annurev.psych.52.1.397. Acesso em: 20 jan. 2022.
Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE. The Territorial Impact of COVID-19: Managing the Crisis and Recovery across Levels of Government. Paris: OECE, 2021.
PRESSLEY, T. Factors Contributing to Teacher Burnout during COVID-19. Educational Researcher, v. 50, n. 5, p. 325–327, 2021. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1300409. Acesso em: 12 jan. 2022.
RǍDUCU, C. M.; STǍNCULESCU, E. Teachers' Burnout Risk During the COVID-19 Pandemic: Relationships With Socio-Contextual Stress—A Latent Profile Analysis. Frontiers in Psychiatry, v. 13, 870098, 2022. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9082493/. Acesso em: 18 maio 2022.
SALVAGIONI, D. A. J. et al. Consequências físicas, psicológicas e ocupacionais do esgotamento profissional: uma revisão sistemática de estudos prospectivos. PLoS One, v. 12, n. 10, out. 2017. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28977041/. Acesso em: 18 jun. 2022.
SCHUSTER, M. S. et al. Maslach Burnout Inventory – General Survey (MBI-GS): Aplicação em Universidade Público Federal. Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 6, n. 2, p. 182-195, 2015. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ReFAE/article/view/4819. Acesso em: 10 maio 2022.
SHEN, B. et al. The relationship between teacher burnout and student motivation. British Journal of Educational Psychology, v. 85, n. 4, p. 519–532, jul. 2015. Disponível em: https://bpspsychub.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/bjep.12089. Acesso em: 21 abr. 2022.
SILVA, G. M. S. Sídrome de Burnout em professores de educação física da rede pública estadual de Sergipe. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Fisica) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014. Disponível em: https://ri.ufs.br/jspui/handle/123456789/4931. Acesso em: 15 maio 2022.
SILVA, I. B. O pacto federativo na construção do sistema nacional de educação: Do cumprimento de competências à perspectiva da garantia do direito. Research, Society and Development, v. 7, n. 4, p. 01-18, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5606/560659011005/560659011005.pdf. Acesso em: 23 mar. 2022.
SILVA, M. L. G.; FEITOSA, R. C. A. Os impactos do distanciamento social da pandemia (COVID-19) sobre o desenvolvimento da criança: Perspectivas vygotskyanas. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 12, n. 28, 2022. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1867. Acesso em: 15 abr. 2022.
SOMINSKY, L. et al. One size does not fit all - Patterns of vulnerability and resilience in the COVID-19 pandemic and why heterogeneity of disease matters. Brain, behavior, and immunity, v. 87, p. 1-3, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32205119. Acesso em: 24 jul. 2020.
STEFFY, B. E.; WOLFE, M. P. A life-cycle model for career teachers. Kappa Delta Pi Record, v. 38, n. 1, p. 16-19, 2001. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ636296. Acesso em: 12 jan. 2022.
SUTCHER, L. et al. Understanding teacher shortages: An analysis of teacher supply and demand in the United States. Education Policy Analysis Archives, v. 27, n. 35, p. 1-40, abr. 2019. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1213618. Acesso em: 05 fev. 2022.
TEMSAH, M. H. et al. O impacto psicológico da pandemia de COVID-19 nos profissionais de saúde em um país endêmico de MERS-CoV. Infectar. Saúde pública, v. 13, p. 877-882, 2020.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.