Comparação dos níveis de aptidão física entre escolares praticantes e não praticantes de jiu-jitsu
DOI :
https://doi.org/10.26673/tes.v15i1.12357Mots-clés :
Aptidão física, Saúde, Educação física escolar, Jiu-jitsu.Résumé
O jiu-jitsu é um esporte que vem crescendo bastante nos últimos anos. Se teve como objetivo comparar os níveis de aptidão física entre escolares praticantes e não praticantes de jiu-jitsu de um bairro na cidade de Fortaleza/CE. Foram analisadas as seguintes variáveis: IMC, Flexibilidade, Resistencia abdominal e Resistência cardiorrespiratória, com 22 crianças, todas do sexo masculino, divididas em 2 grupos com 11 indivíduos. Foi observado que o grupo jiu-jitsu se saiu melhor em todos os testes principalmente nos testes de flexibilidade (JJ:31(±2,00), EDF:28(±4,07)) e resistência abdominal (JJ:30(±4,42), EDF:25(±2,99)), nos quais obteve uma diferença significativa, já nas variáveis IMC(JJ:20(±2,02) EDF:22(±4,28) e resistência cardiorrespiratória(JJ:654(±127) EDF(583(±120)) apesar de não existir diferença significativa, o grupo jiu-jitsu demonstrou valores superiores aos do grupo EDF. Com os resultados obtidos pode-se concluir que a prática do jiu-jitsu pode trazer benefícios a saúde tão bons ou melhores que a prática de educação física.
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