Dificuldades de aprendizagem de alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental: o olhar do professor

Sônia Aparecida Belletti Cruz, Maria Cristina Bergonzoni Stefanini

Resumo


Baseados nos princípios teóricos de Piaget e Vygotsky, buscamos conhecer, por meio de entrevista semi-estruturada, o que dizem os professores sobre as dificuldades de aprendizagem de seus alunos e as causas destas dificuldades. Os resultados mostram que os professores apresentam três concepções distintas de dificuldade de aprendizagem: dificuldade em assimilar o conteúdo, dificuldade na leitura e na escrita e dificuldade no raciocínio. Porém, dizem acreditar que as dificuldades das crianças são reversíveis. As causas das dificuldades são atribuídas à família, à criança e à escola.

Palavras-chave


Aprendizagem; Dificuldade de aprendizagem; Fracasso escolar;

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26673/tes.v5i0.9505



Temas em Educ. e Saúde, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN 2526-3471, ISSN 1517-7947

Prefixo DOI: 10.26673/rtes

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.