Família e escola de crianças pré-escolares: experiência em atenção básica
DOI:
https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.9538Palavras-chave:
Escola. Família. Habilidades sociais. Atenção básica. Prevenção.Resumo
O objetivo desse trabalho é analisar a relação família-escola no contexto do desenvolvimento infantil, utilizando um programa que buscou desenvolver competências de habilidades sociais em crianças pré-escolares, na escola e o aprimoramento de práticas educativas parentais positivas, na família. Participaram da experiência dezessete crianças de idade entre três e quatro anos, matriculadas na Pré-Escola. Com média de quatorze crianças em quatorze encontros. A melhora de comportamentos adaptativos e autorregulatórios nas crianças assistidas confirmam a importância do treinamento em habilidades sociais para o desenvolvimento cognitivo e social de crianças em situação de vulnerabilidade social.
Downloads
Referências
AMAZONAS, M. C. L. A. et al. Arranjos familiares de crianças de camadas populares. Psicologia em Estudo, v.8, n. esp., p. 11.2-, 2003.
BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2005.
DESSEN, M. A.; POLONIA, A. C. A escola e a família como contexto de desenvolvimento humano. Paideia, v.17, n. 36, p. 21-32, 2007.
FERRÃO, E. S.; ENUMO, S. R. F. To what extent are non-intellectual factors included in current approaches to Dynamic Assessment: A review. Educational and Child Psychology, 2008.
FERRÃO, E. S; ENUMO, S. R. F.; LINHARES, M. B. M.; LORENCINI, G. R. F. A teoria da experiência de aprendizagem mediada: relações com a avaliação assistida e os fatores afetivo-motivacionais do desempenho infantil. In: MIRANDA, F. H. de F.; NASCIMENTO, A. dos S. (Org.). Da psicologia social à psicologia do desenvolvimento: pesquisas e temáticas no século XXI. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.
GONÇALVES, C. E. S.; VAGULA, E. Modificabilidade cognitiva estrutural de Reuven Feuerstein: uma perspectiva educacional voltada para o desenvolvimento cognitivo autônomo. Anais do Seminário de pesquisa em educação da região sul, 2012.
GREGORY, M. K. et al. Como as crianças desenvolvem uma noção positiva do self por meio da comunicação verbal. In: GREGORY, M. K.; et al. Guia de aprendizagem e desenvolvimento social da criança. Estados Unidos: Cengage, 2012.
KLEIN, P. S.; HUNDEIDE, K. Mediated learning experiences and at-risk children. L. R. Williams & D. P. Fromberg (Orgs.). Encyclopedia of early childhood education. New York: Garland, 1992.
LINHARES, M. B. M.; MARTINS, I. M. B.; KLEIN, V. C. Mediação Materna como Processo de Promoção e Proteção do Desenvolvimento da Criança Nascida Prematura. In: MARTURANO, E. M.; LINHARES, M. B. M.; ENUMO, S. R. Enumo (Org.). Vulnerabilidade e Proteção: indicadores na trajetória de desenvolvimento do escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.
MAIA, J. M. D.; WILLIAMS, L. C. A. Fatores de risco e fatores de proteção ao desenvolvimento infantil: uma revisão da área. Temas em psicologia, vol. 13, no 2, 91–103, 2005.
MARTURANO, E. M.; ELIAS, L. C. S. Família, dificuldades no aprendizado e problemas de comportamento em escolares. Educar em Revista, n. 59, p. 123-139, 2016.
PICADO, J.; ROSE, T. Acompanhamento de pré-escolares agressivos: adaptação na escola e relação professor-aluno. Psicologia: ciência e profissão, vol. 29, n 1, 132-145, 2009.
PINHEIRO, M. I. S. et al. Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento. Psicologia Reflexão Crítica. vol. 19, n 3, 2006.
SANDERS, M. R. Triple P-Positive Parenting Program as a Public Health Approach to Strengthening Parenting. Journal of Family Psychology. Vol. 22, n 3, 2008.
SANTOS, J. S.; YAKUWA, M. S. A Estratégia Saúde da Família frente à violência contra crianças: revisão integrativa. Revista Soc. Bras. Enferm. Ped. Vol.15, n.1, 2015.
SILVA. J. Programa ACT para Educar Crianças em Ambientes Seguros. Manual do facilitador e guia de avaliação. Washington, DC: American Psychological Association, 2009.
SZYMANSKI, H. A relação família-escola: desafios e perspectivas. Brasília: Plano, 2001.
WEBER, L. N. D. Eduque com carinho: equilíbrio entre amor e limites. Curitiba: Editora Juruá, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.