Família e escola de crianças pré-escolares: experiência em atenção básica

Autores

  • Erika da Silva Ferrão Professora do Mestrado Profissional em Segurança Pública (PPGPSo-UVV) Professora do Curso de Psicologia UVV Professora do Curso de Especialização em Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva UVV
  • Luana Lopes Breder Universidade Vila Velha https://orcid.org/0000-0002-5707-9309
  • Junia Correia de Assis Universidade Vila Velha
  • Letícia Eugênia Itaborahy Christ Universidade Vila Velha
  • Cecília Caetano Universidade Vila Velha

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.9538

Palavras-chave:

Escola. Família. Habilidades sociais. Atenção básica. Prevenção.

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar a relação família-escola no contexto do desenvolvimento infantil, utilizando um programa que buscou desenvolver competências de habilidades sociais em crianças pré-escolares, na escola e o aprimoramento de práticas educativas parentais positivas, na família. Participaram da experiência dezessete crianças de idade entre três e quatro anos, matriculadas na Pré-Escola. Com média de quatorze crianças em quatorze encontros. A melhora de comportamentos adaptativos e autorregulatórios nas crianças assistidas confirmam a importância do treinamento em habilidades sociais para o desenvolvimento cognitivo e social de crianças em situação de vulnerabilidade social.  

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Biografia do Autor

Erika da Silva Ferrão, Professora do Mestrado Profissional em Segurança Pública (PPGPSo-UVV) Professora do Curso de Psicologia UVV Professora do Curso de Especialização em Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva UVV

Psicóloga (Universidade Federal do Espírito Santo, 2001) e Doutora em Psicologia (UFES, 2007) com parte desenvolvida no Couseling & School Psychology Program da San Siego State University (EUA), sob orientação de Carol Robinson-Zañartu, onde esteve como Pesquisadora Visitante. Em 2011 foi pesquisadora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde da UnB e entre 2013 e 2016 coorientou Doutorado como pesquisadora colaboradora do Programa de Pòs-Graduação em Psicologia da UFES. É membro de dois Grupos de Pesquisa do CNPq: a) Segurança Pública (UVV, Vila Velha- linha Justiça, Direitos Humanos e Cidadania); e b) Pesquisas em Psicologia Pediátrica (USP/Ribeirão Preto SP - linha Desenvolvimento e saúde da criança e do adolescente em situação de risco biológico e risco psicossocial e seus cuidadores). É docente e pesquisadora do Mestrado Profissional em Segurança Pública, da pós-graduação Latu Sensu em Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva e do curso de Psicologia da Universidade Vila Velha, coordenando e orientando pesquisas interdisciplinares na área de análise e construção de instrumentos, métodos e técnicas para avaliar e intervir sob aspectos sociais, afetivos e motivacionais dos recursos pessoais e da dinâmica da interação ligados à fatores de risco ao desenvolvimento e à aprendizagem, principalmente a violência na Primeira Infância. Especificamente, propondo ações de prevenção e intervenção com bebês, crianças e suas famílias, adolescentes e adultos em risco ao desenvolvimento nos contextos doméstico, jurídico, escolar, hospitalar, institucional e clínico. Tais pesquisas são desenvolvidas em parcerias com grupos de pesquisa da PUC-Campinas, USP-Ribeirão Preto e UFES, com instituições como Casas Lares, Unidades Municipais de Educação Infantil, Tribunal de Justiça, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, bem como recebem financiamentos das agências FAPES e CNPq. Em 2012, venceu na Categoria Equipe o Prêmio Profissional "Avaliação Psicológica na Perspectiva dos Direitos Humanos", promovido pelo Conselho Federal de Psicologia. É membro do Fórum Municipal em Saúde Mental Infanto Juvenil de Vila Velha. Tem publicações em periódicos nacionais e internacionais e capítulos de livro nessa área.

Luana Lopes Breder, Universidade Vila Velha

Pesquisa em Psicologia Pediátrica, com ênfase em Desenvolvimento Infantil.

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Publicado

22/11/2017

Como Citar

FERRÃO, E. da S.; BREDER, L. L.; DE ASSIS, J. C.; CHRIST, L. E. I.; CAETANO, C. Família e escola de crianças pré-escolares: experiência em atenção básica. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 13, n. 2, p. 224–241, 2017. DOI: 10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.9538. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9538. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação