Family and school of preschool children: experience in basic attention

Authors

  • Erika da Silva Ferrão Professora do Mestrado Profissional em Segurança Pública (PPGPSo-UVV) Professora do Curso de Psicologia UVV Professora do Curso de Especialização em Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva UVV
  • Luana Lopes Breder Universidade Vila Velha https://orcid.org/0000-0002-5707-9309
  • Junia Correia de Assis Universidade Vila Velha
  • Letícia Eugênia Itaborahy Christ Universidade Vila Velha
  • Cecília Caetano Universidade Vila Velha

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.9538

Keywords:

School. Family. Social skills. Primary care. Prevention.

Abstract

The objective of this work is, to analyze the family-school relationship in the context of childhood development, using a program that sought to develop social skills in Pre-school children, within the school environment, and the improvement of positive parenting educational practice, within the family environment.  There had been 17 children participating of the experiment, between the ages of 3 and 4 years, enrolled in preschool. The meetings had an average of 15 children per meeting, in 16 meetings total. The improvement of adaptive and self regulation behaviors in the observed children, confirms the importance of social skills training for cognitive and social development of children in situation of social vulnerability

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Erika da Silva Ferrão, Professora do Mestrado Profissional em Segurança Pública (PPGPSo-UVV) Professora do Curso de Psicologia UVV Professora do Curso de Especialização em Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva UVV

Psicóloga (Universidade Federal do Espírito Santo, 2001) e Doutora em Psicologia (UFES, 2007) com parte desenvolvida no Couseling & School Psychology Program da San Siego State University (EUA), sob orientação de Carol Robinson-Zañartu, onde esteve como Pesquisadora Visitante. Em 2011 foi pesquisadora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde da UnB e entre 2013 e 2016 coorientou Doutorado como pesquisadora colaboradora do Programa de Pòs-Graduação em Psicologia da UFES. É membro de dois Grupos de Pesquisa do CNPq: a) Segurança Pública (UVV, Vila Velha- linha Justiça, Direitos Humanos e Cidadania); e b) Pesquisas em Psicologia Pediátrica (USP/Ribeirão Preto SP - linha Desenvolvimento e saúde da criança e do adolescente em situação de risco biológico e risco psicossocial e seus cuidadores). É docente e pesquisadora do Mestrado Profissional em Segurança Pública, da pós-graduação Latu Sensu em Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva e do curso de Psicologia da Universidade Vila Velha, coordenando e orientando pesquisas interdisciplinares na área de análise e construção de instrumentos, métodos e técnicas para avaliar e intervir sob aspectos sociais, afetivos e motivacionais dos recursos pessoais e da dinâmica da interação ligados à fatores de risco ao desenvolvimento e à aprendizagem, principalmente a violência na Primeira Infância. Especificamente, propondo ações de prevenção e intervenção com bebês, crianças e suas famílias, adolescentes e adultos em risco ao desenvolvimento nos contextos doméstico, jurídico, escolar, hospitalar, institucional e clínico. Tais pesquisas são desenvolvidas em parcerias com grupos de pesquisa da PUC-Campinas, USP-Ribeirão Preto e UFES, com instituições como Casas Lares, Unidades Municipais de Educação Infantil, Tribunal de Justiça, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, bem como recebem financiamentos das agências FAPES e CNPq. Em 2012, venceu na Categoria Equipe o Prêmio Profissional "Avaliação Psicológica na Perspectiva dos Direitos Humanos", promovido pelo Conselho Federal de Psicologia. É membro do Fórum Municipal em Saúde Mental Infanto Juvenil de Vila Velha. Tem publicações em periódicos nacionais e internacionais e capítulos de livro nessa área.

Luana Lopes Breder, Universidade Vila Velha

Pesquisa em Psicologia Pediátrica, com ênfase em Desenvolvimento Infantil.

References

AMAZONAS, M. C. L. A. et al. Arranjos familiares de crianças de camadas populares. Psicologia em Estudo, v.8, n. esp., p. 11.2-, 2003.

BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2005.

DESSEN, M. A.; POLONIA, A. C. A escola e a família como contexto de desenvolvimento humano. Paideia, v.17, n. 36, p. 21-32, 2007.

FERRÃO, E. S.; ENUMO, S. R. F. To what extent are non-intellectual factors included in current approaches to Dynamic Assessment: A review. Educational and Child Psychology, 2008.

FERRÃO, E. S; ENUMO, S. R. F.; LINHARES, M. B. M.; LORENCINI, G. R. F. A teoria da experiência de aprendizagem mediada: relações com a avaliação assistida e os fatores afetivo-motivacionais do desempenho infantil. In: MIRANDA, F. H. de F.; NASCIMENTO, A. dos S. (Org.). Da psicologia social à psicologia do desenvolvimento: pesquisas e temáticas no século XXI. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.

GONÇALVES, C. E. S.; VAGULA, E. Modificabilidade cognitiva estrutural de Reuven Feuerstein: uma perspectiva educacional voltada para o desenvolvimento cognitivo autônomo. Anais do Seminário de pesquisa em educação da região sul, 2012.

GREGORY, M. K. et al. Como as crianças desenvolvem uma noção positiva do self por meio da comunicação verbal. In: GREGORY, M. K.; et al. Guia de aprendizagem e desenvolvimento social da criança. Estados Unidos: Cengage, 2012.

KLEIN, P. S.; HUNDEIDE, K. Mediated learning experiences and at-risk children. L. R. Williams & D. P. Fromberg (Orgs.). Encyclopedia of early childhood education. New York: Garland, 1992.

LINHARES, M. B. M.; MARTINS, I. M. B.; KLEIN, V. C. Mediação Materna como Processo de Promoção e Proteção do Desenvolvimento da Criança Nascida Prematura. In: MARTURANO, E. M.; LINHARES, M. B. M.; ENUMO, S. R. Enumo (Org.). Vulnerabilidade e Proteção: indicadores na trajetória de desenvolvimento do escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.

MAIA, J. M. D.; WILLIAMS, L. C. A. Fatores de risco e fatores de proteção ao desenvolvimento infantil: uma revisão da área. Temas em psicologia, vol. 13, no 2, 91–103, 2005.

MARTURANO, E. M.; ELIAS, L. C. S. Família, dificuldades no aprendizado e problemas de comportamento em escolares. Educar em Revista, n. 59, p. 123-139, 2016.

PICADO, J.; ROSE, T. Acompanhamento de pré-escolares agressivos: adaptação na escola e relação professor-aluno. Psicologia: ciência e profissão, vol. 29, n 1, 132-145, 2009.

PINHEIRO, M. I. S. et al. Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento. Psicologia Reflexão Crítica. vol. 19, n 3, 2006.

SANDERS, M. R. Triple P-Positive Parenting Program as a Public Health Approach to Strengthening Parenting. Journal of Family Psychology. Vol. 22, n 3, 2008.

SANTOS, J. S.; YAKUWA, M. S. A Estratégia Saúde da Família frente à violência contra crianças: revisão integrativa. Revista Soc. Bras. Enferm. Ped. Vol.15, n.1, 2015.

SILVA. J. Programa ACT para Educar Crianças em Ambientes Seguros. Manual do facilitador e guia de avaliação. Washington, DC: American Psychological Association, 2009.

SZYMANSKI, H. A relação família-escola: desafios e perspectivas. Brasília: Plano, 2001.

WEBER, L. N. D. Eduque com carinho: equilíbrio entre amor e limites. Curitiba: Editora Juruá, 2009.

Published

22/11/2017

How to Cite

FERRÃO, E. da S.; BREDER, L. L.; DE ASSIS, J. C.; CHRIST, L. E. I.; CAETANO, C. Family and school of preschool children: experience in basic attention. Themes in Education and Health, Araraquara, v. 13, n. 2, p. 224–241, 2017. DOI: 10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.9538. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9538. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos - Área da Educação

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.