The historical-cultural development of imagination in adolescence and the school education

Authors

  • Ricardo Eleutério dos Anjos UNESP, UNOESTE e Bolsista da CAPES

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.9602

Keywords:

Imagination. Adolescence. School education.

Abstract

This article is about the relationship between school education and the development of imagination in adolescence. Through the suppositions of Historical-Cultural psychology, defends that the imagination doesn't develop by itself, neither out of the activities that requires it. The results of imagination begin to express themselves, in its maximum possibilities, in adolescence, through the thought by concepts, the most developed form of thought, that according to Vigotski, it's generated through the process of streaming-assimilation of the school contents.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ricardo Eleutério dos Anjos, UNESP, UNOESTE e Bolsista da CAPES

Possui graduação em Psicologia pela FEA/Araçatuba. Mestrado em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara, com bolsa da CAPES, sob orientação do Prof. Dr. Newton Duarte e coorientação da Profa. Dra. Lígia Márcia Martins. Doutorado em Educação Escolar em andamento pela UNESP/Araraquara, com bolsa da CAPES, sob orientação do Prof. Dr. Newton Duarte. Integrante do Grupo de Pesquisa “Estudos Marxistas em Educação”, ligado ao Departamento de Psicologia da Educação da UNESP/Araraquara. Atualmente é professor e supervisor de estágio (graduação e pós-graduação), em Psicologia Escolar/Educacional e Psicologia do Esporte. Com base nos referenciais teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, realiza pesquisas em Psicologia Escolar e Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Adolescência; A Relação entre Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico; Processos Psicológicos Básicos e Personalidade. Autor de artigos e capítulos de livros.

References

DAVÍDOV, V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Moscu: Editorial Progreso, 1988.

DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

DUARTE, N. A individualidade para-si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

IGNATIEV, E. I. La imaginación. In: SMIRNOV, A. A. et al. Psicologia. México: Grijalbo, p. 308-340, 1960.

KOPNIN, P. V. Logica dialectica. México: Editorial Grijalbo, S. A., 1966.

KOSIK, K. Dialética do concreto. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Coleção Os pensadores).

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2015.

RUBINSTEIN, S. L. Princípios de psicologia geral. Lisboa: Editorial Estampa, 1973.

SACCOMANI, M. C. S. A criatividade na arte e na educação escolar: uma contribuição à pedagogia histórico-crítica à luz de Georgy Lukács e Lev Vigotski. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Tomo II. Madri: A. Machado Libros, S. A., 2001.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Tomo IV. Madri: Visor, 1996.

Published

22/11/2017

How to Cite

DOS ANJOS, R. E. The historical-cultural development of imagination in adolescence and the school education. Themes in Education and Health, Araraquara, v. 13, n. 2, p. 271–285, 2017. DOI: 10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.9602. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9602. Acesso em: 27 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos - Área da Educação