Avaliação e manejo de habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v18i00.15877

Palavras-chave:

Educação especial., Habilidades sociais., Problemas de comportamento., Pré-escolares.

Resumo

Esta pesquisa objetivou comparar como os professores avaliam habilidades sociais e problemas de comportamento de crianças pré-escolares com atraso no desenvolvimento e crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como caracterizar a autoavaliação das professoras para realizar atividades acadêmicas e manejar comportamentos na pré-escola com crianças com e sem deficiência. Participaram 22 professoras da pré-escola que possuíam em suas salas de aula crianças com atraso no desenvolvimento e crianças com TEA. Os dados coletados com aplicação da Escala de Comportamentos Sociais de Pré-escolares e da realização de uma entrevista foram tratados com análise estatística. Foi feita a análise de conteúdo dos dados qualitativos (FRANCO, 2008). Os resultados indicaram que o grupo de crianças com atrasos no desenvolvimento apresentaram valores de médias na escala de habilidades sociais superior ao grupo de crianças com TEA. As professoras indicaram falta de conhecimento e dificuldades para manejar comportamentos em ambos os grupos de crianças. Conclui-se que, ainda que as crianças na pré-escola estejam em fase de desenvolvimento, as propostas de intervenção precoce podem resultar em ações positivas para elas. Tais ações são provenientes do fomento e da formação de profissionais da escola e se realizam em parceria com o campo educativo.

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Biografia do Autor

Cristiane de Azevedo Guimarães, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP – Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial.

Carolina Severino Lopes da Costa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP – Brasil

Docente no Programa de Pós-graduação em Educação Especial. Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).

Tatiane Cristina Rodrigues Lessa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP – Brasil

Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

GUIMARÃES, C. de A.; COSTA, C. S. L. da; LESSA, T. C. R. Avaliação e manejo de habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares com deficiência . Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 18, n. 00, p. e022002, 2022. DOI: 10.26673/tes.v18i00.15877. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/15877. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

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