Possíveis fundamentos teórico-epistemológicos na literatura atual para a atuação do psicólogo escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v18i00.16802

Palavras-chave:

Psicologia escolar, Teorias, Teorias atuais

Resumo

A psicologia escolar no Brasil vem se ampliando. Logo, o objetivo geral foi buscar na literatura atual fundamentos teóricos-epistemológicos para a atuação em psicologia escolar. Esta pesquisa qualitativa buscou por estudos publicados nas bases de dados do Google Acadêmico e Scielo, sendo integrados 18 estudos. Os resultados apontam transformações constantemente recorrentes. A necessidade da adesão da Psicologia Histórico-Cultural, a qual requer do profissional, independente da abordagem que utilize para seus trabalhos individuais, em grupo e/ou institucional, adotar comprometimento contra ideologias e práticas que individualizam, e culpabilizam os atores envolvidos no contexto intra e extraescolar. A Abordagem Centrada na Pessoa enfoca a aceitação, a confiança, a avaliação de defeitos e as potencialidades, ao invés das deficiências. E, ao conceito de imaginação de Vigotski que decorre sobre se sentir inadaptado à realidade, impulsiona a buscar e criar melhores condições. Assim, ao interagir com os demais atores da escola, construa uma solução viável.

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Biografia do Autor

Tatiani Justin Witt Cardoso, Instituição de Ensino Dom Alberto (Dom Alberto), Santa Cruz do Sul – RS – Brasil

Especialista em Terapias Cognitivas Comportamentais. Graduação em Psicologia (UNICNEC).

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

CARDOSO, T. J. W. Possíveis fundamentos teórico-epistemológicos na literatura atual para a atuação do psicólogo escolar. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 18, n. 00, p. e022013, 2022. DOI: 10.26673/tes.v18i00.16802. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/16802. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

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