Possíveis fundamentos teórico-epistemológicos na literatura atual para a atuação do psicólogo escolar
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v18i00.16802Palavras-chave:
Psicologia escolar, Teorias, Teorias atuaisResumo
A psicologia escolar no Brasil vem se ampliando. Logo, o objetivo geral foi buscar na literatura atual fundamentos teóricos-epistemológicos para a atuação em psicologia escolar. Esta pesquisa qualitativa buscou por estudos publicados nas bases de dados do Google Acadêmico e Scielo, sendo integrados 18 estudos. Os resultados apontam transformações constantemente recorrentes. A necessidade da adesão da Psicologia Histórico-Cultural, a qual requer do profissional, independente da abordagem que utilize para seus trabalhos individuais, em grupo e/ou institucional, adotar comprometimento contra ideologias e práticas que individualizam, e culpabilizam os atores envolvidos no contexto intra e extraescolar. A Abordagem Centrada na Pessoa enfoca a aceitação, a confiança, a avaliação de defeitos e as potencialidades, ao invés das deficiências. E, ao conceito de imaginação de Vigotski que decorre sobre se sentir inadaptado à realidade, impulsiona a buscar e criar melhores condições. Assim, ao interagir com os demais atores da escola, construa uma solução viável.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, J. A.; AQUINO, F. S. B. Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Levantamento da Literatura. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 23, n. 2, p. 307-318, abr./jun. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/JcrPZFsFbGymphzJ59tbHTF/?lang=pt. Acesso em: 24 jul. 2021.
ALMEIDA, R. S. et al. A prática da automutilação na adolescência: O olhar da psicologia escolar educacional. Cadernos de graduação: Ciências Humanas e Sociais, Alagoas, v. 4, n. 3, p. 147-160, maio 2018. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/5322. Acesso em: 24 jul. 2021.
ANDRADA, P. C. et al. Possibilidades de intervenção do psicólogo escolar na educação inclusiva. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 11, n. 1, p. 123-141, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202018000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 jul. 2021.
BRASIL. Lei n. 4.119, de 27 de agosto de 1962. Dispõe sobre os cursos de formação em psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo. Brasília, DF: Presidência da República, 1962. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/l4119.htm. Acesso em: 24 set. 2022.
BRASIL. Lei n. 5.766, de 20 de dezembro de 1971. Cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1971. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5766.htm. Acesso em: 08 ago. 2021.
BRASIL. Lei n. 13.935, de 11 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Brasília, DF: Presidência da República, 2019. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13935.htm. Acesso em: 08 ago. 2021.
CASSINS, A. M. et al. Manual de Psicologia Escolar/Educacional. Curitiba: Gráfica e Editora Unificado, 2007. Disponível em: https://crppr.org.br/wp-content/uploads/2019/05/157.pdf. Acesso em: 24 jul. 2021.
CAVALCANTE, L. A.; AQUINO, F. S. B. Práticas Favorecedoras ao Contexto Escolar: Discutindo formação e atuação de psicólogos escolares. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 24, n. 1, p. 119-130, jan./mar. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/QfVbj36QsW37WJhPPk8YwFy/?lang=pt. Acesso em: 24 jul. 2021.
Conselho Federal de Psicologia - CFP. Atribuições Profissionais do Psicólogo no Brasil: Contribuição do Conselho Federal de Psicologia ao Ministério do Trabalho para integrar o catálogo brasileiro de ocupações – enviada em 17 de outubro de 1992. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2008/08/atr_prof_psicologo.pdf. Acesso em 24 de julho de 2021.
Conselho Federal de Psicologia - CFP. Resolução CFP n. 010/05. Aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo. Brasília, DF: CPF, 2005. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf. Acesso em: 24 de julho de 2021.
Conselho Federal de Psicologia - CFP. Resolução n. 013/2007. Institui a Consolidação das Resoluções relativas ao Título Profissional de Especialista em Psicologia e dispõe sobre normas e procedimentos para seu registro. Brasília, DF: CFP, 2007. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2008/08/Resolucao_CFP_nx_013-2007.pdf. Acesso em: 24 jul. 2021.
Conselho Federal de Psicologia - CFP. Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas (os) na Educação Básica. Brasília, DF: CFP, 2013. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2013/04/Referências-Técnicas-para-Atuação-de-Psicologas-os-na-educação-básica.pdf. Acesso em: 24 jul. 2021.
COUTO, C. A. F. Psicologia Escolar e a Inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34483/1/PsicologiaEscolarInclus%c3%a3o.pdf. Acesso em: 23 set. 2022.
DIAS, A. C. G.; PATIAS, N. D.; ABAID, J. L. W. Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: Algumas reflexões. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 105-111, jan./abr. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/kFwV6k4ThTqNSNpp6NYmPft/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 jul. 2021.
FEITOSA, L. R. C.; ARAÙJO, C. M. M. O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: Contribuições da Psicologia Escolar. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 35, n. 2, p. 181-191, abr./jun. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/cv45KVLKRKJLx6r435MtrBN/abstract/?lang=pt. Acesso em: 24 jul. 2021.
GOUVÊA, E.; GOMES, C. A. V. Presença-ausência de considerações críticas sobre medicalização escolar em periódicos de psicologia e educação (2010-2015). Psicología, Conocimiento y Sociedad, v. 11, n. 1, p. 222-243, maio/jul. 2021. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1250531. Acesso em: 24 jul. 2021.
GUARAGNA, C. S.; ASBAHR, F. S. F. Queixas escolares e outros fenômenos das escolas a partir da psicologia Histórico-Cultural: Um estudo de metapesquisa. Teoria e Prática da Educação, v. 25, n. 1, p. 118-134, 2022. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/61560. Acesso em: 23 set. 2022.
GUZZO, R. S. L. Risco e proteção: Análise crítica de indicadores para uma intervenção preventiva na escola. In: VIANNA, M. N.; FRANSCISCHINI, R. (org.). Psicologia escolar: Que fazer é esse? Brasília, DF: CFP, 2016. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2016/08/CFP_Livro_PsinaEd_web.pdf. Acesso em: 24 jul. 2021.
MAUTONI, M. A. A. G. A patologização da educação: A práxis do psicólogo no contexto educacional diante das dificuldades escolares. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2022. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/9234/1/Maria%20Aparecida%20de%20Assis%20Gaudereto%20Mautoni.pdf. Acesso em: 23 set. 2022.
MENDONÇA, G. M. R.; LIBÂNEO, L. C. Investigando o processo criativo de Hayao Miyazaki em oficina com adolescentes. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ, v. 6, p. 01-10, 2022. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/bipsi/article/view/1019/1194. Acesso em: 23 set. 2022.
MININ, J. C.; LIMA, V. A. A. Psicologia escolar: Breve histórico na construção de perspectivas críticas no Brasil. Saberes da Amazônia, Porto Velho, v. 3, n. 6, p. 101-118, jan./jun. 2017. Disponível em: http://www.fcr.edu.br/ojs/index.php/saberesamazonia/article/view/215. Acesso em: 24 jul. 2021.
PEREIRA, M. D.; SILVA, J. P. Psicóloga(o) Escolar na Educação Inclusiva: Contribuições e Perspectivas da Profissão no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 42, n. esp., e263525, p. 1-15, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/cjfshVkNBtBbHNtbWjcK36t/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 set. 2022.
PEREIRA, R. R.; MENDES, D. F. As contribuições da abordagem centrada na pessoa na educação e na atuação do psicólogo escolar. Revista Saúde e Educação, Coromandel, v. 5, n. 2, p. 49-65, jul./dez. 2020. Disponível em: https://ojs.fccvirtual.com.br/index.php/REVISTA-SAUDE/article/view/492. Acesso em: 24 jul. 2021.
PIENIAK, J.; FACCI, M. G. D.; BARRETO, M. A. Estágio em psicologia escolar e educacional: Teoria e prática em um serviço-escola. Psicologia Escolar e Educacional, v. 25, e228828, dez. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/h6mZGDc7x9grPmVy6cH3WCt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 set. 2022.
POTT, E. T. B.; NEVES, M. A. P.; SOUZA, V. L T. Contribuições da imaginação ao processo de desenvolvimento e à educação: Uma análise a partir da psicologia histórico-cultural. Psicologia Escolar e Educacional, v. 26, e223597, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/t7YJR7HfYs9JnsdfGDkZLyb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 set. 2022.
SOUZA, A. M. L.; MACEDO, M. D. C. S. R. Avaliação da aprendizagem e inclusão escolar: A singularidade a serviço da coletividade. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 283-290, jul./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/VqKsyywwZvf4p5rdvrCvvSJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 jul. 2021.
TOLEDO, R. Construção de práticas inventivas em psicologia escolar: Um relato de uma intervenção na escola. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 23, n. 00, e022005, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/15321. Acesso em: 23 set. 2022.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.