Saberes e profissionalização docente: um estudo a partir do olhar de alunos concluintes do curso de pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v10i0.9611Palabras clave:
Profissão Docente, Saberes Profissionais, Formação Inicial, Políticas Públicas,Resumen
O presente trabalho se organiza em três momentos. Primeiramente retoma, de modo breve, o percurso histórico do curso de Pedagogia, das Escolas Normais à Resolução n. 01/2006. No segundo momento, discute os temas saberes e profissionalização docente tendo como referencial teórico Tardif, Shulman, Zeichner, além dos estudos de Marin e Shiroma. Por fim, apresenta os dados coletados e analisados no cotejo com o referencial teórico e as políticas públicas sobre formação de professores, elementos fundantes para a construção desse texto. Teve como objetivo verificar em que medida os alunos concluintes do curso de Pedagogia de uma universidade privada do município de São Paulo se sentem preparados para o exercício da profissão, tendo como parâmetros as atribuições indicadas na Resolução n. 01/2006 do CNE. Por meio dessa análise, identificouse que os alunos analisados não sentem plenamente preparados para o exercício de funções basilares da profissão docente e que tal fato pode ser compreendido pela amplitude das atribuições indicadas na Resolução referentes ao egresso do curso de Pedagogia e também por uma formação inicial cada vez mais aligeirada.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.