Saberes e profissionalização docente: um estudo a partir do olhar de alunos concluintes do curso de pedagogia
DOI :
https://doi.org/10.26673/tes.v10i0.9611Mots-clés :
Profissão Docente, Saberes Profissionais, Formação Inicial, Políticas Públicas,Résumé
O presente trabalho se organiza em três momentos. Primeiramente retoma, de modo breve, o percurso histórico do curso de Pedagogia, das Escolas Normais à Resolução n. 01/2006. No segundo momento, discute os temas saberes e profissionalização docente tendo como referencial teórico Tardif, Shulman, Zeichner, além dos estudos de Marin e Shiroma. Por fim, apresenta os dados coletados e analisados no cotejo com o referencial teórico e as políticas públicas sobre formação de professores, elementos fundantes para a construção desse texto. Teve como objetivo verificar em que medida os alunos concluintes do curso de Pedagogia de uma universidade privada do município de São Paulo se sentem preparados para o exercício da profissão, tendo como parâmetros as atribuições indicadas na Resolução n. 01/2006 do CNE. Por meio dessa análise, identificouse que os alunos analisados não sentem plenamente preparados para o exercício de funções basilares da profissão docente e que tal fato pode ser compreendido pela amplitude das atribuições indicadas na Resolução referentes ao egresso do curso de Pedagogia e também por uma formação inicial cada vez mais aligeirada.
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