Construções coletivas na formação médica sobre planejamento em saúde

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DOI :

https://doi.org/10.26673/tes.v16i2.13823

Mots-clés :

Educação superior, Educação médica, Planejamento em saúde, Sistema único de saúde

Résumé

Objetivou-se relatar uma experiência de formação médica sobre planejamento em saúde em uma instituição pública estadual de ensino superior. A disciplina foi ofertada no 4º semestre do Curso de Medicina para 36 estudantes. Houve combinação do ensino tradicional a partir da exposição dialogada com as metodologias ativas de aprendizagem, além de visita técnica a instâncias de planejamento e atividade prática em serviços de saúde. O Google Classroom foi utilizado para comunicação, envio de materiais, postagem de atividades e feedback. As atividades desenvolvidas estimularam a colaboração e o papel ativo na aprendizagem, além de promoverem uma aproximação do contexto vivenciado pelos gestores no âmbito do Sistema Único de Saúde. Enfatizou-se o planejamento estratégico situacional e na importância da prática dialógica na proposição de ações. Esta experiência forneceu subsídios para abordagem do planejamento em saúde na formação médica, oferecendo bases para aplicação do planejamento como ferramenta de gestão.

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Bibliographies de l'auteur

Ivana Cristina Vieira de Lima Maia, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE

Docente do Curso de Medicina. Doutorado em Enfermagem (UFC).

Maria das Graças Barbosa Peixoto, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE

Docente do Curso de Medicina.

Laura Pinho Schwermann, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE

Discente no Curso de Medicina.

Diego Lopez da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE

Discente no Curso de Medicina.

Davi Cesar Gama Maia, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE

Discente no Curso de Medicina.

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Publiée

27/08/2020

Comment citer

MAIA, I. C. V. de L.; PEIXOTO, M. das G. B.; SCHWERMANN, L. P.; DA SILVA, D. L. .; MAIA, D. C. G. Construções coletivas na formação médica sobre planejamento em saúde. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 16, n. 2, p. 720–734, 2020. DOI: 10.26673/tes.v16i2.13823. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/13823. Acesso em: 23 nov. 2024.

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