A percepção dos estudantes de medicina sobre sua participação em um programa de enfrentamento ao COVID-19

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.26673/tes.v17i00.14681

Mots-clés :

Educação médica, Educação de graduação em medicina, Estudantes de medicina, COVID-19

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar as percepções de estudantes de medicina brasileiros sobre sua participação no programa "Brasil Conta Comigo", que se propõe a inserir estudantes da área de saúde em diferentes contextos em meio à pandemia COVID-19. Foi realizado um estudo transversal com estudantes brasileiros de medicina do último ano de uma universidade pública que responderam um questionário autoaplicável (taxa de resposta de 76%). Os alunos enfatizaram seu sentimento de segurança e preparo para a experiência da prática clínica em um contexto de pandemia. Além disso, também destacaram a importância do programa para a formação dos futuros profissionais e apontaram aspectos negativos dessa vivência, como o distanciamento da família e a ansiedade diante de um contexto incerto. No entanto, a exposição dos estudantes de medicina à prática clínica no contexto de uma pandemia é um fator importante no desenvolvimento profissional. Os estudantes de medicina desempenham um papel fundamental na saúde pública, ajudando a oferecer assistência e cuidados de saúde à população mais vulnerável do país.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Eveline Tonelotto Barbosa Pott, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos - SP

Pós-Doutoranda no Departamento de Metodologia de Ensino.

Henrique Pott-Junior, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos - SP

Professor Adjunto no Departamento de Medicina. Doutorado em Infectologia (UNIFESP).

Références

ALMARZOOQ, Z. I.; LOPES, M.; KOCHAR, A. Virtual Learning During the COVID-19 Pandemic: A Disruptive Technology in Graduate Medical Education. Journal of the American College of Cardiology, v. 75, n. 20, p. 2635-2638, 2020. DOI: http://doi.org/10.1016/j.jacc.2020.04.015

BARBOSA POTT, E. T.; POTT JUNIOR, H. Mapeando os estudos sobre educação médica no Brasil: tendências e perspectivas. Revista Sustinere, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 132-152, 2019. DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2019.38418

BISCAYART, C. et al. The next big threat to global health? 2019 novel coronavirus (2019-nCoV): What advice can we give to travellers? – Interim recommendations January 2020, from the Latin-American society for Travel Medicine (SLAMVI). Travel Medicine and Infectious Disease, v. 33, p. 101567, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tmaid.2020.101567

BOODMAN, C.; LEE, S.; BULLARD, J. Idle medical students review emerging COVID-19 research. Medical Education Online, v. 25, n. 1, 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 492, de 23 de março de 2020. Institui a Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo”, voltada aos alunos dos cursos da área de saúde, para o enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19). Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 4, 2020

HE, F.; DENG, Y.; LI, W. Coronavirus Disease 2019 (COVID‐19): What we know? Journal of Medical Virology, v. 92, p. 719-725, 2020. DOI: https://doi.org/10.1002/jmv.25766

KANNEGANTI, A. et al. Pedagogy in a pandemic – COVID-19 and virtual continuing medical education (vCME) in obstetrics and gynecology. Acta Obstetricia et Gynecologica Scandinavica. Acta Obstet Gynecol Scand, v. 99, p. 692-695, 2020. DOI: https://doi.org/10.1111/aogs.13885

LIU, Y. et al. Anti-hypertensive Angiotensin II receptor blockers associated to mitigation of disease severity in elderly COVID-19 patients. medRxiv, 2020. DOI: https://doi.org/10.1101/2020.03.20.20039586

MARSHALL, A. L.; WOLANSKYJ-SPINNER, A. COVID-19: Challenges and Opportunities for Educators and Generation Z Learners. Mayo Clin. Proc., v. 95, n. 6, p. 1135-1137, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.mayocp.2020.04.015

NORONHA, K. V. M. S. et al. Pandemia por COVID-19 no Brasil: análise da demanda e da oferta de leitos hospitalares e equipamentos de ventilação assistida segundo diferentes cenários. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 6, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00115320

RODRIGUEZ-MORALES, A. J. et al. COVID-19 in Latin America: The implications of the first confirmed case in Brazil. Travel Medicine and Infectious Disease, p. 101613, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tmaid.2020.101613

TOKUÇ, B.; VAROL, G. Medical education in Turkey in the time of COVID-19. Balkan Medical Journal, v. 37, n. 4, p. 180-181, 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.4274%2Fbalkanmedj.galenos.2020.2020.4.003

WANG, J. H.S.; TAN, S.; RAUBENHEIMER, K. Rethinking the role of senior medical students in the COVID-19 response. Medical Journal of Australia, v. 212, n. 10, p. 490-490, 2020. DOI: https://doi.org/10.5694/mja2.50601

Publiée

20/04/2021

Comment citer

BARBOSA POTT, E. T.; POTT-JUNIOR, H. A percepção dos estudantes de medicina sobre sua participação em um programa de enfrentamento ao COVID-19. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 17, n. 00, p. e021001, 2021. DOI: 10.26673/tes.v17i00.14681. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14681. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - Área da Educação

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.