A percepção dos estudantes de medicina sobre sua participação em um programa de enfrentamento ao COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v17i00.14681

Palavras-chave:

Educação médica, Educação de graduação em medicina, Estudantes de medicina, COVID-19

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as percepções de estudantes de medicina brasileiros sobre sua participação no programa "Brasil Conta Comigo", que se propõe a inserir estudantes da área de saúde em diferentes contextos em meio à pandemia COVID-19. Foi realizado um estudo transversal com estudantes brasileiros de medicina do último ano de uma universidade pública que responderam um questionário autoaplicável (taxa de resposta de 76%). Os alunos enfatizaram seu sentimento de segurança e preparo para a experiência da prática clínica em um contexto de pandemia. Além disso, também destacaram a importância do programa para a formação dos futuros profissionais e apontaram aspectos negativos dessa vivência, como o distanciamento da família e a ansiedade diante de um contexto incerto. No entanto, a exposição dos estudantes de medicina à prática clínica no contexto de uma pandemia é um fator importante no desenvolvimento profissional. Os estudantes de medicina desempenham um papel fundamental na saúde pública, ajudando a oferecer assistência e cuidados de saúde à população mais vulnerável do país.

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Biografia do Autor

Eveline Tonelotto Barbosa Pott, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos - SP

Pós-Doutoranda no Departamento de Metodologia de Ensino.

Henrique Pott-Junior, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos - SP

Professor Adjunto no Departamento de Medicina. Doutorado em Infectologia (UNIFESP).

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Publicado

20/04/2021

Como Citar

BARBOSA POTT, E. T.; POTT-JUNIOR, H. A percepção dos estudantes de medicina sobre sua participação em um programa de enfrentamento ao COVID-19. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 17, n. 00, p. e021001, 2021. DOI: 10.26673/tes.v17i00.14681. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14681. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

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