Desenvolvimento profissional docente: a formação inicial em foco
DOI :
https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.6.9619Mots-clés :
Formação inicial. Cultura escolar. Saberes docentes.Résumé
Identificar as percepções e dificuldades encontradas no cotidiano da profissão docente constitui o objetivo central desta pesquisa, que tem como tema a formação docente. Para tal, seguiu-se o seguinte percurso metodológico: elaboração dos instrumentos de pesquisa, seleção do campo e dos sujeitos (nove professores iniciantes que atuam no Ensino Fundamental I em escolas tanto públicas quanto privadas). Com base nos resultados foi possível identificar que: os momentos coletivos de discussão e reflexão na escola são exíguos; parte dos professores não tem clareza acerca dos saberes da profissão; não há uma política de incentivo à formação continuada; além da maioria reconhecer que o tempo da formação inicial foi insuficiente. Autores como Nóvoa, Pérez Gómez, Tardif e Zeichner forneceram o aporte teórico deste trabalho.
Téléchargements
Références
GOMES, M. O. Formação de professores na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2009.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa: 2009, p.25-45.
PÉREZ GÓMEZ, A. I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.
ROLDÃO, M. C. N. Profissionalidade docente: o tempo e o modo de uma transformação. In: PINHO, S. Z (Org). Formação de educadores: dilemas contemporâneos. São Paulo: Unesp, 2011.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 13, jan./fev./mar./abril, 2000.
ZEICHNER, K. M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação & Sociedade. Campinas, vol. 29, n. 103, maio/ago. 2008.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.