O componente cultural nas interações de teletandem: teorias e reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v5i2.12746

Palavras-chave:

Telecolaboração, Línguas estrangeiras, Teletandem, Cultura.

Resumo

O “Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos” é um projeto desenvolvido pela UNESP com o objetivo de proporcionar a aprendizagem de línguas estrangeiras ao colocar pares de falantes de diferentes línguas em contato síncrono, de forma colaborativa, por meio de recursos de comunicação na Internet (TELLES; VASSALLO, 2006). Fundamentado em pesquisas realizadas anteriormente acerca do componente cultural nesse contexto, este artigo visa apresentar e refletir a respeito dos conceitos teóricos sobre cultura abordados e o modo como podemos observar sua presença na experiência dos participantes, tanto nas sessões de interação quanto nas mediações subsequentes. Podemos concluir que essa modalidade de aprendizagem colaborativa promove a emergência do componente cultural de forma dinâmica entre os participantes como um processo de reflexão sobre sua própria língua e cultura proporcionada pela interação com o outro.

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Biografia do Autor

Giovana Moretti, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (UNESP/FCLAr)

Graduada em Linguística (Bacharelado) pela Universidade Federal de São Carlos, campus de São Carlos (2014). Atualmente é aluna regular do curso de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, FCLAr/UNESP.

Ana Cristina Biondo Salomão, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (UNESP/FCLAr)

Professora do Departamento de Letras Modernas.

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Publicado

01/10/2019

Como Citar

MORETTI, G.; SALOMÃO, A. C. B. O componente cultural nas interações de teletandem: teorias e reflexões. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 5, n. 2, p. 378–393, 2019. DOI: 10.29051/el.v5i2.12746. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/12746. Acesso em: 22 dez. 2024.

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