Metodologias ativas e intercâmbios virtuais

Um estudo exploratório sobre pontos de convergência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.19329

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Intercâmbio virtual, Aprendizagem on-line

Resumo

Este artigo discute os pontos de convergência entre algumas das metodologias ativas (MA) (Morán, 2015) mais conhecidas e iniciativas de intercâmbios virtuais (IV) (O'Dowd, 2018) de maior proeminência, em especial aquelas voltadas para o Ensino Superior. Trata-se de uma reflexão teórica, de cunho exploratório, por meio de revisão bibliográfica concebida a partir da identificação de pontos em comum entre MA e IV. A reflexão sugere significativa similaridade entre eles, podendo um IV mostrar, às vezes, congruência com mais de uma MA. Os IV e-tandem e Teletandem (Vassallo; Telles, 2006) apresentam similitude com a modalidade de MA de instrução por pares, assim como o IV Soliya (sem página), enquanto o IV X-Culture tem forte semelhança com as MA de aprendizagens baseada em projetos e baseada em problemas. Por fim, os IV COIL (Rubin, 2017) e BRaVE (Salomão, 2020) também operam de maneira muito similar à aprendizagem baseada em projetos. Por último, é possível concluir que os IV e os Métodos Ativos (MA) podem contribuir de maneira semelhante para os aprendizes, devido aos pontos em comum entre eles.

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Biografia do Autor

Lizandra Caroline Alves, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda no Programa de Pós-Gradução em Linguística e Língua Portuguesa.

José Ricardo Bueno da Silva, Universidade Estadual Paulista

Mestrando no Programa de Pós-Gradução em Linguística e Língua Portuguesa.

Ana Cristina Biondo Salomão, Universidade Estadual Paulista

Doutora (Professora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Ciências e Letras).

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Publicado

28/05/2024

Como Citar

ALVES, L. C.; SILVA, J. R. B. da; SALOMÃO, A. C. B. Metodologias ativas e intercâmbios virtuais: Um estudo exploratório sobre pontos de convergência. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. e024012, 2024. DOI: 10.29051/el.v10iesp.1.19329. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19329. Acesso em: 30 dez. 2024.

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