Metodologias ativas e intercâmbios virtuais
Um estudo exploratório sobre pontos de convergência
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.19329Palavras-chave:
Metodologias ativas, Intercâmbio virtual, Aprendizagem on-lineResumo
Este artigo discute os pontos de convergência entre algumas das metodologias ativas (MA) (Morán, 2015) mais conhecidas e iniciativas de intercâmbios virtuais (IV) (O'Dowd, 2018) de maior proeminência, em especial aquelas voltadas para o Ensino Superior. Trata-se de uma reflexão teórica, de cunho exploratório, por meio de revisão bibliográfica concebida a partir da identificação de pontos em comum entre MA e IV. A reflexão sugere significativa similaridade entre eles, podendo um IV mostrar, às vezes, congruência com mais de uma MA. Os IV e-tandem e Teletandem (Vassallo; Telles, 2006) apresentam similitude com a modalidade de MA de instrução por pares, assim como o IV Soliya (sem página), enquanto o IV X-Culture tem forte semelhança com as MA de aprendizagens baseada em projetos e baseada em problemas. Por fim, os IV COIL (Rubin, 2017) e BRaVE (Salomão, 2020) também operam de maneira muito similar à aprendizagem baseada em projetos. Por último, é possível concluir que os IV e os Métodos Ativos (MA) podem contribuir de maneira semelhante para os aprendizes, devido aos pontos em comum entre eles.
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