A relação entre as múltiplas inteligências dos aprendizes e o sucesso na aprendizagem de uma segunda língua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.7.16332

Palavras-chave:

Inteligência múltipla, Aprendizagem de uma segunda língua, Alunos, Linguagem

Resumo

Uma das necessidades humanas essenciais que podem garantir o sucesso em várias áreas da vida é a inteligência. Devido à importância desta questão, o pesquisador da teoria da inteligência múltipla selecionou Howard Gardner como uma das principais teorias da inteligência como pesquisa e estudou seu papel no sucesso da aprendizagem de uma segunda língua e dois fatores cruciais da linguagem (gramática e escrita ) a nível acadêmico. O estudo tem como objetivo analisar o papel das inteligências múltiplas dos alunos na aprendizagem de uma segunda língua. Para isso, 120 alunos de universidades russas participaram deste estudo. Sua seleção foi aleatória. A pesquisa é correlacional e descritiva, e estatística inferencial, teste t para amostras independentes e análise de variância (ANOVA) e software SPSS foram usados para analisar os dados. Os resultados mostraram uma relação positiva e significativa entre alguns componentes da inteligência e da aprendizagem de uma segunda língua.

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Biografia do Autor

Elena Sergeevna Borisova, Kazan Federal University

Graduate student of department the business and energy law, Faculty of Law

Albina Shamilovna Khabibullina, Kazan Federal University

Candidate of Legal Sciences, Associate Professor of department the business and energy law, Faculty of Law

Stella Borisovna Seletskaia, Kazan Federal University

Candidate of Legal Sciences, Associate Professor of department the business and energy law, Faculty of Law

Aleksandr Nikolaevich Shpagonov, Kazan Federal University

Candidate of Legal Sciences, Associate Professor of department the business and energy law, Faculty of Law

Aleksandr Evgenievich Molotnikov, Moscow State University

Ph.D., associate professor, department the business and energy law

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Publicado

30/12/2021

Como Citar

BORISOVA, E. S.; KHABIBULLINA, A. S.; SELETSKAIA, S. B.; SHPAGONOV, A. N.; MOLOTNIKOV, A. E. A relação entre as múltiplas inteligências dos aprendizes e o sucesso na aprendizagem de uma segunda língua. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.7, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.7.16332. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/16332. Acesso em: 22 dez. 2024.