As metodologias ativas e a formação continuada de professores(as) de línguas estrangeiras

As percepções de duas professoras formadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.19036

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Formação de professores/as, Línguas estrangeiras

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a importância de integrar as metodologias ativas à formação continuada de professores(as) de línguas estrangeiras, como uma forma de aproximar os espaços de aprendizagem às demandas do século XXI e de engajar o(a) professor(a) em formação continuada em práticas pedagógicas condizentes com aquelas que a sociedade contemporânea nos requer. O trabalho se configura como um relato de experiência elaborado com base no uso que fizemos das metodologias ativas de ensino e aprendizagem em uma disciplina no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/CEPAE/UFG), e enfatiza, especialmente, a forma como elas contribuem para a formação continuada de professores/as de línguas estrangeiras.

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Biografia do Autor

Letícia de Souza Gonçalves, Universidade Federal de Goiás

Professora de Língua Inglesa no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás - UFG e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/CEPAE/UFG) e do Curso de Especialização em Linguística Aplicada (ELA/CEPAE).

Roberta Carvalho Cruvinel, Universidade Federal de Goiás

Professora de Língua Inglesa no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás – CEPAE/UFG E docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/CEPAE/UFG) e do Curso de Especialização em Linguística Aplicada (ELA/CEPAE).

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Publicado

28/05/2024

Como Citar

GONÇALVES, L. de S.; CRUVINEL, R. C. As metodologias ativas e a formação continuada de professores(as) de línguas estrangeiras: As percepções de duas professoras formadoras. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. e024015, 2024. DOI: 10.29051/el.v10iesp.1.19036. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19036. Acesso em: 30 dez. 2024.