Por que tenho dificuldades em desenvolver habilidades em Língua Inglesa?

Um estudo com professores em formação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v9i00.17219

Palavras-chave:

Dificuldades, Desenvolvimento, Habilidades, Língua Inglesa

Resumo

Este artigo discute as dificuldades de um grupo de professores em formação para desenvolver habilidades em língua inglesa. Tem como objetivos específicos mapear as dificuldades relacionadas com o desenvolvimento de habilidades em língua inglesa; compreender as possíveis causas dessas dificuldades e como as habilidades em língua inglesa são desenvolvidas pelos participantes da pesquisa. Para tanto, tomamos como paradigma as crenças e atitudes dos participantes e como base os estudos de Barcelos e Vieira-Abrahão (2006), Borg (2001, 2002), Despagne (2010), Walker et al. (2004) e Gardner (1985). Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com um grupo de professores em formação, estudantes do curso de Letras/LIBRAS/Língua inglesa, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Os dados foram gerados com base em uma entrevista do tipo livre narrativa, realizada com dezessete participantes. O objetivo desta pesquisa é mostrar as dificuldades mapeadas e, assim, poder apresentar soluções para as respectivas mudanças.

Downloads

Biografia do Autor

Flávius Almeida dos Anjos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Santo Amaro – BA – Brasil

Professor Adjunto. Programa de pós-graduação em letras: cultura, educação e linguagens (PPGCEL/UESB) e em educação científica, inclusão e diversidade (PPGCID/UFRB).

Denise Chaves de Menezes Scheyerl, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador – BA – Brasil

Professora titular. Programa de pós-graduação em língua e cultura (PPGLINC/UFBA).

Maria da Conceição de Melo Torres, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Amargosa – BA – Brasil

Professora Assistente II. Centro de formação de professores (CFP/UFRB).

Referências

BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (org.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006.

BORG, M. Learning to Teach: CELTA trainees' beliefs, experiences and reflections. 2002. 469 p. Thesis (Doctorate in Philosophy) – The University of Leeds School of Education, Inglaterra, 2002.

BORG, M. Teacher’s beliefs. ELT Journal, v. 55, n. 2, p. 186-188, 2001. DOI: 10.1093/elt/55.2.186. Disponível em: https://academic.oup.com/eltj/article/55/2/186/3114052. Acesso em: 15 jun. 2021.

BORG, S. Teacher cognition in language teaching: a review of research on what language teachers think, know, believe and do. Language teach, England, v. 36, p. 81-109, 2003. DOI: 10.1017/S0261444803001903. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/language-teaching/article/teacher-cognition-in-language-teaching-a-review-of-research-on-what-language-teachers-think-know-believe-and-do/F6B40C79983C27649FC1157D4023A776. Acesso em: 11 jun. 2021.

BORUCHOVITCH, E. et al. (org.). Dificuldades de aprendizagem no contexto psicopedagógico. Petrópolis, RJ: Vozes. 2001.

DESPAGNE, C. The Difficulties of Learning English: Perceptions and Attitudes in Mexico. Comparative and International Education, Canada, v. 39, n. 2, p. 55-74, 2010. DOI: 10.5206/cie-eci.v39i2.9154. Disponível em: https://ojs.lib.uwo.ca/index.php/cie-eci/article/view/9154. Acesso em: 11 jun. 2021.

GARDNER, R. C. Social Psychology and second language learning: the role of attitudes and motivation. London: Edward Arnold, 1985.

KRASHEN, S. Principals and practice in second language acquisition. California: University of Southern California, Pergamon Press, 2009.

KUBOTA, R. A Critical Examination of Common Beliefs about Language Teaching: From Research Insights to Professional Engagement. In: FANG, F.; WIDODO, H. P. Critical (Ed.). Perspectives on Global Englishes in Asia: Language Policy, Curriculum, Pedagogy and Assessment. Bristol, UK: Multilingual Matters, 2019. p. 348-365.

KUMARAVADIVELU, B. Language Teacher Education for a Global Society. A modular Model for Knowing, Analyzing, Recognizing, Doing and Seeing. New York: Routledge, 2012.

LEFFA, V. J. Por um ensino de idiomas mais includente no contexto social atual. In: LIMA, D. C. (org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: Conversas com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 179-190.

MOTA, K. S. Mulheres Brasileiras imigrantes nos Estados Unidos: (des)caminhos do bilinguismo em trajetória de identidades. In: CAVALCANTI, M. C.; BORTONI-RICARDO, S. M (org.). Transculturalidade, linguagem e educação. São Paulo: Mercado de Letras, 2007.

OXFORD, R. L. Language learning styles and strategies: Concepts and relationships. IRAL, v. 41, p. 271-278, 2003. DOI: 10.1515/iral.2003.012. Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/iral.2003.012/html. Acesso em: 11 jun. 2021.

PALLU, P. H. R. Língua inglesa e a dificuldade de aprendizagem da pessoa adulta. Curitiba: Positivo, 2008.

REIS, S. Perspectivas cognitivas na pesquisa sobre aprender a ensinar (leitura em inglês como língua estrangeira). In: SILVA, K. et al. (org.). A formação de professores de línguas: novos olhares. Campinas, SP: Pontes, 2012. v. 2, p. 107-161.

SCHMITZ, J. R. Ensino/aprendizagem das quatro habilidades linguísticas na escola pública: Uma meta alcançável? In: LIMA, D. (org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: Conversas com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 13-20.

WALKER, A. W.; SHAFERD, J.; LIAMS, M. “Not In My Classroom” Teacher Attitudes Towards English Language Learners in the Mainstream Classroom. In: NABE Journal of Research and Practice, v. 2, n. 1, p. 130-131, 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/237626934_Not_In_My_Classroom_Teacher_Attitudes_Towards_English_Language_Learners_in_the_Mainstream_Classroom. Acesso em: 11 jun. 2021.

Publicado

28/04/2023

Como Citar

ANJOS, F. A. dos; SCHEYERL, D. C. de M.; TORRES, M. da C. de M. Por que tenho dificuldades em desenvolver habilidades em Língua Inglesa? : Um estudo com professores em formação no Brasil. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 9, n. 00, p. e023012, 2023. DOI: 10.29051/el.v9i00.17219. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17219. Acesso em: 23 fev. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.