“Gosto muito de estudar inglês”: atitudes positivas em relação à aprendizagem da língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7i00.14745

Palavras-chave:

Atitudes positivas, Língua inglesa, Ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo foi elaborado sob a égide da Linguística Aplicada. O tema central são as atitudes positivas de aprendizes de língua inglesa. No cerne dessa reflexão emergem alguns fatores diretamente relacionados às atitudes, como motivação e orientação para aprender uma língua estrangeira. O objetivo deste trabalho é discutir como as atitudes são originadas, ressaltando a elaboração de um continuum das atitudes positivas, para uma melhor compreensão delas. Para tanto, são apresentados dados da pesquisa etnográfica, gerados a partir de uma entrevista conduzida com 91 estudantes da graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, que apontam a ocorrência de orientações instrumental e integrativa e da motivação. A relevância deste trabalho reside no fato de poder apresentar dados que podem auxiliar professores de língua inglesa a terem uma compreensão mais acurada da questão das atitudes.

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Biografia do Autor

Flávius Almeida dos Anjos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Santo Amaro – BA

Professor Adjunto de Língua Inglesa no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas. Doutorado em Língua e Cultura (UFBA).

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Publicado

01/06/2021

Como Citar

ANJOS, F. A. dos. “Gosto muito de estudar inglês”: atitudes positivas em relação à aprendizagem da língua inglesa. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. 00, p. e021006, 2021. DOI: 10.29051/el.v7i00.14745. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/14745. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

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