“Gosto muito de estudar inglês”: atitudes positivas em relação à aprendizagem da língua inglesa

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.29051/el.v7i00.14745

Mots-clés :

Atitudes positivas, Língua inglesa, Ensino-aprendizagem

Résumé

Este artigo foi elaborado sob a égide da Linguística Aplicada. O tema central são as atitudes positivas de aprendizes de língua inglesa. No cerne dessa reflexão emergem alguns fatores diretamente relacionados às atitudes, como motivação e orientação para aprender uma língua estrangeira. O objetivo deste trabalho é discutir como as atitudes são originadas, ressaltando a elaboração de um continuum das atitudes positivas, para uma melhor compreensão delas. Para tanto, são apresentados dados da pesquisa etnográfica, gerados a partir de uma entrevista conduzida com 91 estudantes da graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, que apontam a ocorrência de orientações instrumental e integrativa e da motivação. A relevância deste trabalho reside no fato de poder apresentar dados que podem auxiliar professores de língua inglesa a terem uma compreensão mais acurada da questão das atitudes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Flávius Almeida dos Anjos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Santo Amaro – BA

Professor Adjunto de Língua Inglesa no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas. Doutorado em Língua e Cultura (UFBA).

Références

ALLPORT, G. W. The historical background of modern social psychology. In: LINDZEY, G. (Ed.). Handbook of social psychology. Cambridge University Press, 1954.

ANJOS, F. A. "Passei o semestre todo estudando o verbo to be": atitudes, (des)motivação e orientação para aprender inglês de alguns bacharelandos da UFRB. 2018. 254 f. Tese (Doutorado r em Língua e Cultura) – Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2018.

BORTONI-RICARDO, S. M.; PEREIRA, A. D. P. Formação continuada de professores e pesquisa etnográfica colaborativa: a formação do professor pesquisador. Revista Moara, Belém. n. 26, p. 149-162. Ago./dez. 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v2i26.3317

BZUNECK, J. A.; BORUCHOVITCH, E. (Org.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petropólis, RJ: Vozes, 2011.

DÖNEYI, Z. Motivation and motivating in the foreign language classroom. The modern language journal, v. 78, n. 3, p. 273-284, 1994.

EAGLY, A. H.; CHIKEN, S. The psychology of attitudes. Fort Worth, TX: Harcourt Brace Jovanovich, 1993.

GARDNER, R. C.; LAMBERT, W. E. Attitudes and motivation in second language learning. Rowley, Mass: Newbury House, 1959.

GARDNER, R. C. Social Psychology and second language learning: the role of attitudes and motivation. Edward Arnold, 1985.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

GHAZVINI, S. D.; KHAJEHPOUR, M. Attitudes and motivation in learning English as second language in high school students. Procedia Social and Behavioral Sciences, cidade, v. 15, p. 1209-1213, 2011.

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 1997.

GRADDOL, D. English next: why global English may mean the end of English as a foreign language. The British Council. London: The English Company (UK) Ltda, 2004.

GUIMARÃES, S. É. R. Motivação intrínseca, extrínseca e o uso de recompensas em sala de aula. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (Org.). A motivação do aluno: contribuição da psicologia contemporânea. Petropólis, RJ: Vozes, 2011. p. 37-57.

HOSSEINI, S.B.; POURMANDNIA, D. Language learners´attitudes and beliefs: brief review of the related literature and frameworks. International Journal on new trends and education and their implications, v. 4, n. 4, p. 63-7, 2013.

JACOB, L. K. Diferenças motivacionais e suas implicações no processo de ensino/aprendizagem de Espanhol como língua estrangeira. In: CONSOLO, D. A.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. Pesquisas em linguística aplicada. Ensino e aprendizagem de língua estrangeira. São Paulo: Unesp, 2004. p. 31-54.

MOITA LOPES, L. P. Oficina de linguística aplicada. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.

NICHOLSON, S. J. Influencing motivations in the foreign language classroom. Journal of International Education Research, v. 9, n. 3, p. 277-286, 2013.

RAMOS, E. Transferência fonológica no ensino de língua inglesa. In: LIMA, D. C. (Org.). Inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola, 2011. p. 53-58.

RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. S. Approaches and methods in language teaching. United Kingdom: Cambridge University Press, 2014.

SCHEYERL, D. Ensinar língua estrangeira em escolas públicas noturnas. In: LIMA, D. C. (Org.) Ensino/aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 125-139.

YU, Y. Attitudes of learners toward English: a case of chinese college students. 20120. 195 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Ohio, Ohio, 2010. Disponível em: https://etd.ohiolink.edu/!etd.send_file?accession=osu1283303545&disposition=inline. Acesso em: 03. set. 2020.

Publiée

01/06/2021

Comment citer

ANJOS, F. A. dos. “Gosto muito de estudar inglês”: atitudes positivas em relação à aprendizagem da língua inglesa. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. 00, p. e021006, 2021. DOI: 10.29051/el.v7i00.14745. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/14745. Acesso em: 18 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice