O ensino e a aprendizagem da língua inglesa

Uma questão de inclusão e diversidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10i00.18822

Palavras-chave:

Educação, Inclusão, Diversidade, Ensino, Língua inglesa

Resumo

Este ensaio propõe refletir sobre o ensino e a aprendizagem da língua inglesa, considerando esse processo também como uma questão de inclusão e diversidade. Para tanto, recorre a documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional (Brasil, 1996), a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e o relatório da Organizações das Nações Unidas (ONU, 2013), sobre inclusão social e os direitos das pessoas com deficiência no Brasil. A reflexão está delineada com base em duas linhas de inclusão: 1. Em um nível macro, a perspectiva política, que compreende a educação linguística em língua inglesa como uma forma de garantir a participação na vida social. Nesse sentido, analisa-se como ações têm sido implementadas pelo Estado, a partir de políticas públicas para o público em geral e de políticas educacionais; e 2. Em um nível micro, a perspectiva da diversidade, que busca pensar sobre o que pode ser feito para ensinar a língua inglesa. A relevância dessa reflexão reside na possibilidade de contribuir para a conscientização dos professores sobre a temática da inclusão, vinculada ao contexto de ensino-aprendizagem da língua inglesa.

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Biografia do Autor

Flávius Almeida Dos Anjos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professor Adjunto III da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Científica Inclusão e Diversidade (PPGECID/UFRB) e do Programa de Pós-graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGECEL/UESB), Bahia, Brasil.

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Publicado

18/12/2024

Como Citar

ANJOS, F. A. D. O ensino e a aprendizagem da língua inglesa: Uma questão de inclusão e diversidade. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. 00, p. e024027, 2024. DOI: 10.29051/el.v10i00.18822. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18822. Acesso em: 19 dez. 2024.

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