Análise de objetos de aprendizagem nos repositórios ProfeDeEle e DELE Ahora para o ensino/aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.19042Palavras-chave:
Tecnologias educacionais, Ensino de espanhol, Aprendizes brasileirosResumo
Diversos recursos foram selecionados e mobilizados para auxiliar no ensino de línguas estrangeiras e, ao longo dos anos, várias tecnologias foram incluídas nesses processos. Essas atitudes exigiram dos professores a inclusão de materiais tecnológicos nas aulas que podem se revelar no uso dos Objetos de Aprendizagem e dos Recursos Educacionais Abertos, ferramentas digitais capazes de promover a aprendizagem. O objetivo deste trabalho é classificar, descrever e analisar materiais presentes nos portais ProfeDeEle e DELE Ahora, desenvolvidos para auxiliar no ensino/aprendizagem de espanhol. Para apoiar nossas análises, partimos de descrições, que incluem categorias como instrução, interatividade e prática dos materiais e verificamos como podem auxiliar os alunos brasileiros aprendizes de espanhol. Os resultados mostram que a tipologia das atividades pode variar, mas possibilitam a avaliação e a reflexão da aprendizagem, com isso, podem apoiar os professores nas aulas mediadas por tecnologia.
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