Análise de objetos de aprendizagem nos repositórios ProfeDeEle e DELE Ahora para o ensino/aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.19042

Palavras-chave:

Tecnologias educacionais, Ensino de espanhol, Aprendizes brasileiros

Resumo

Diversos recursos foram selecionados e mobilizados para auxiliar no ensino de línguas estrangeiras e, ao longo dos anos, várias tecnologias foram incluídas nesses processos. Essas atitudes exigiram dos professores a inclusão de materiais tecnológicos nas aulas que podem se revelar no uso dos Objetos de Aprendizagem e dos Recursos Educacionais Abertos, ferramentas digitais capazes de promover a aprendizagem. O objetivo deste trabalho é classificar, descrever e analisar materiais presentes nos portais ProfeDeEle e DELE Ahora, desenvolvidos para auxiliar no ensino/aprendizagem de espanhol. Para apoiar nossas análises, partimos de descrições, que incluem categorias como instrução, interatividade e prática dos materiais e verificamos como podem auxiliar os alunos brasileiros aprendizes de espanhol. Os resultados mostram que a tipologia das atividades pode variar, mas possibilitam a avaliação e a reflexão da aprendizagem, com isso, podem apoiar os professores nas aulas mediadas por tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raissa Adorno de Oliveira , Universidade Estadual Paulista

Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa - (PPGLLP).

Odair Luiz Nadin, Universidade Estadual Paulista

Docente no Departamento de Letras Modernas.

Referências

AGUIAR, E. V. B.; FLÔRES, M. L. P. Objetos de aprendizagem: conceitos básicos. In: TAROUCO, M. R. et al. Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, 2014. p. 12-28.

BARROS, D. V. M.; JUNIOR, W. A. Objetos de aprendizagem virtuais: material didático para a educação básica. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 73-84, 2005. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/39261378_Objetos_de_ aprendizagem_ virtuais_material_didatico_para_a_educacao_basica. Acesso em: 24 ago. 2023.

BATTISTELLA, P. E. et al. Classificação de Objetos de Aprendizagem e análise de Ferramentas de Autoria. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 20., 2009. Anais [...]. [S. l.: s. n], 2009. Disponível em: http://www.niee.ufrgs.br/eventos/SBIE/2009/conteudo/artigos/completos/ 62035_1.pdf. Acesso em: 23 ago. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_ volume_01_internet.pdf. Acesso em: 24 ago. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 24 ago. 2023.

BRITISH COUNCIL. Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR). [S. l.: s. n.], 2023. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/quadro-comum-europeu-de-referencia-para-linguas-cefr. Acesso em: 24 ago. 2023.

CARDOSO, R. M. R.; ARAÚJO, C. S. T.; RODRIGUES, O. S. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs: Mediação professor-aluno-conteúdo. Research, Society and Dvelopment, [S. l.], v. 10, n. 6, p. 1-14, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15647. Acesso em: 22 ago. 2023.

DELE AHORA. Aprender español de manera fácil y eficaz. [S. l.: s. n.], 2023. Disponível em: https://deleahora.com/. Acesso em: 22 ago. 2023.

FURNIEL, A. C. da M.; MENDONÇA, A. P. B.; SILVA, R. M. da. Recursos Educacionais Abertos: conceitos e princípios. [S. l.: s. n.], 2020. Disponível em: https://campusvirtual.fiocruz.br/ portal/guiarea/assets/files/Guia1.pdf. Acesso em: 24 ago. 2023.

GAMA, C. L. G. da. Método de Construção de objetos de aprendizagem com aplicação em métodos numéricos. 2007. Tese (Doutorado em Métodos Numéricos) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007. Disponível em: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/kalinke/grupos-de-pesquisa/textos-201/grupos-de-pesquisa/pdf/carmem%20lucia.pdf. Acesso em: 22 ago. 2023.

LAURINDO, A. P. et al. Relato de Experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental. Horizontes – Revista de Educação, Dourados, v. 8, n. 15, p. 363-379, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10289. Acesso em: 24 ago. 2023.

LIMA, M. B.; DE GRANDE, P. B. Diferentes formas de ser mulher na hipermídia. In: ROJO, R. (org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. p. 37-58.

MALLMANN, E. M; NOBRE, A. Dos objetos de aprendizagem aos recursos educacionais abertos. Half a Century of ICT in Education, [S. l.], p. 622-632, 2015.

MÉDICI, M. S.; TATOO, E. R.; LEÃO, M. F. Percepções do Ensino Médio das redes públicas e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Revista Thema, [S. l.], 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1837. Acesso em: 23 ago. 2023.

PROFEDEELE. Blog. Disponível em: https://www.profedeele.es/blog/. Acesso em: 23 ago. 2023.

REBOUÇAS, A. D.; MAIA, D. L.; SCAICO, P. D. Objetos de Aprendizagem: da definição ao desenvolvimento, passando pela Sala de Aula. In: PIMENTEL, M.; SAMPAIO, F. F.; SANTOS, E. O. (org.). Informática na Educação: ambientes de aprendizagem, objetos de aprendizagem e empreendedorismo. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. (Série Informática na Educação, v.5). Disponível em: http://ieducacao.ceie-br.org/objetos-aprendizagem. Acesso em: 22 ago. 2023.

REDE NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA. Você conhece a diferença entre Recursos Educacionais Abertos e Objetos de Aprendizagem? 2017. Disponível em: https://www.rnp.br/noticias/voce-conhece-diferenca-entre-recursos-educacionais-abertos-e-objetos-de-aprendizagem. Acesso em: 22 ago. 2023.

WILEY, D. A. Learning object design and sequencing theory. 2000. Tese (Doutorado) – Brigham Young University, 2000. Disponível em: https://opencontent.org/docs/dissertation.pdf. Acesso em: 24 ago. 2023.

Publicado

28/05/2024

Como Citar

OLIVEIRA , R. A. de; NADIN, O. L. Análise de objetos de aprendizagem nos repositórios ProfeDeEle e DELE Ahora para o ensino/aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. e024008, 2024. DOI: 10.29051/el.v10iesp.1.19042. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19042. Acesso em: 12 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)