Seleção e análise de contextos de uso em corpora de língua espanhola para a redação dos verbetes de um protótipo de dicionário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.11844

Palavras-chave:

Lexicografia pedagógica bilíngue, Dicionário bilíngue, Contextos de uso, Exemplo lexicográfico, Língua espanhola.

Resumo

Os exemplos lexicográficos, dispostos no dicionário, são selecionados para contextualizar o equivalente na língua estrangeira. Para tenhamos os exemplos é preciso, no entanto, selecionar e analisar contextos de uso considerados adequados para compor os verbetes da obra. Desse modo, objetivamos demonstrar os processos de seleção, coleta e análise de contextos de uso em corpora textuais para que possam servir de exemplos lexicográficos nos verbetes de um dicionário bilíngue, desenhado para alunos brasileiros estudantes de espanhol. Apresentamos os processos de seleção e análise dos contextos, demonstramos como se deu a coleta dos contextos nos corpora, a elaboração de critérios para a análise e a verificação da pertinência ou não dos contextos para o dicionário. Para cada critério observamos uma problemática que determinou a escolha ou a rejeição dos contextos. Analisamos dezesseis contextos de uso que possibilitaram demonstrar como e porque são necessários tais processos para a escolha de exemplos lexicográficos.

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Biografia do Autor

Raissa Adorno de Oliveira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Ciências e Letras - UNESP/ FCL- Araraquara/SP

Possui Licenciatura e Bacharelado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP FCL/Ar. Atualmente é aluna do Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP FCL/Ar, com bolsa fornecida pela CAPES.

Odair Luiz Nadin, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Ciências e Letras - UNESP/ FCL- Araraquara/SP

Livre-Docente em Estudos do Léxico (UNESP/2018). Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Professor Adjunto (R.D.I.D.P.) de Língua Espanhola no Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus de Araraquara.

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Publicado

01/07/2018

Como Citar

OLIVEIRA, R. A. de; NADIN, O. L. Seleção e análise de contextos de uso em corpora de língua espanhola para a redação dos verbetes de um protótipo de dicionário. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 4, n. 2, p. 281–301, 2018. DOI: 10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.11844. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/11844. Acesso em: 22 nov. 2024.

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