O conceito de autonomia aplicado ao processo de aquisição de línguas estrangeiras na era da informação

Autores

  • Erica de Cássia Modesto Coutrim USP - Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação - Departamento de Linguagem e Educação. São Paulo – SP - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v2i1.8466

Palavras-chave:

Autonomia, Línguas estrangeiras, Internet, Aquisição linguística,

Resumo

O uso de ferramentas da Internet para fins educacionais tem sido comumente associado, no ambiente escolar, à noção de autonomia. Esse conceito, no entanto, envolve elementos que extrapolam questões metodológicas de aquisição de línguas estrangeiras – engloba também questões sociais, políticas e gnosiológicas. Por isso, procuraremos explorar o conceito de autonomia aplicado ao ensino e aprendizagem de LE por meio da Internet, partindo do princípio de que o indivíduo autônomo não pode ser determinado por outros indivíduos, e nem mesmo por aparatos tecnológicos, por mais avançados que sejam. Examinaremos, por meio de observação e questionários, porém, em que medida o uso de ferramentas de tecnologia comunicacional no ambiente Web pode contribuir para o processo de formação de um indivíduo autônomo e, portanto, ativo, em seu próprio processo de aquisição de uma língua estrangeira.

Downloads

Biografia do Autor

Erica de Cássia Modesto Coutrim, USP - Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação - Departamento de Linguagem e Educação. São Paulo – SP - Brasil

Doutoranda da Faculdade de Educação (USP) com ênfase em linguagem e educação, desenvolvendo pesquisa na área de linguística aplicada (aquisição de língua estrangeira/ segunda língua e tecnologia). Mestrado em língua e literatura brasileira e alemã pela Universidade de São Paulo (FFLCH), com graduação e licenciatura em letras (português/alemão) também pela Universidade de São Paulo (FFLCH-FEUSP). Especialização em ensino de línguas estrangeiras pela Universität Kassel - Alemanha Professora de língua alemã do Colégio Visconde de Porto Seguro (janeiro/2008 a maio/2015)

Downloads

Publicado

05/10/2016

Como Citar

COUTRIM, E. de C. M. O conceito de autonomia aplicado ao processo de aquisição de línguas estrangeiras na era da informação. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 2, n. 1, p. 41–50, 2016. DOI: 10.29051/el.v2i1.8466. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8466. Acesso em: 8 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos