O conceito de autonomia aplicado ao processo de aquisição de línguas estrangeiras na era da informação

Autores

  • Erica de Cássia Modesto Coutrim USP - Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação - Departamento de Linguagem e Educação. São Paulo – SP - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v2i1.8466

Palavras-chave:

Autonomia, Línguas estrangeiras, Internet, Aquisição linguística,

Resumo

O uso de ferramentas da Internet para fins educacionais tem sido comumente associado, no ambiente escolar, à noção de autonomia. Esse conceito, no entanto, envolve elementos que extrapolam questões metodológicas de aquisição de línguas estrangeiras – engloba também questões sociais, políticas e gnosiológicas. Por isso, procuraremos explorar o conceito de autonomia aplicado ao ensino e aprendizagem de LE por meio da Internet, partindo do princípio de que o indivíduo autônomo não pode ser determinado por outros indivíduos, e nem mesmo por aparatos tecnológicos, por mais avançados que sejam. Examinaremos, por meio de observação e questionários, porém, em que medida o uso de ferramentas de tecnologia comunicacional no ambiente Web pode contribuir para o processo de formação de um indivíduo autônomo e, portanto, ativo, em seu próprio processo de aquisição de uma língua estrangeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica de Cássia Modesto Coutrim, USP - Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação - Departamento de Linguagem e Educação. São Paulo – SP - Brasil

Doutoranda da Faculdade de Educação (USP) com ênfase em linguagem e educação, desenvolvendo pesquisa na área de linguística aplicada (aquisição de língua estrangeira/ segunda língua e tecnologia). Mestrado em língua e literatura brasileira e alemã pela Universidade de São Paulo (FFLCH), com graduação e licenciatura em letras (português/alemão) também pela Universidade de São Paulo (FFLCH-FEUSP). Especialização em ensino de línguas estrangeiras pela Universität Kassel - Alemanha Professora de língua alemã do Colégio Visconde de Porto Seguro (janeiro/2008 a maio/2015)

Downloads

Publicado

05/10/2016

Como Citar

COUTRIM, E. de C. M. O conceito de autonomia aplicado ao processo de aquisição de línguas estrangeiras na era da informação. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 2, n. 1, p. 41–50, 2016. DOI: 10.29051/el.v2i1.8466. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8466. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos