COVID-19 and use of digital platforms: classroom reverberations from physical space to virtual
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v7i00.15158Keywords:
Pandemic, Discursive practices, Dialogism, Verbal interactionAbstract
This paper aims to analyze enunciative pronouncements extracted from semi-structured questionnaires conducted by e-mail, amid the coronavirus pandemic, with 13 English-speaking teachers from the municipality of Blumenau, who worked remotely during the 2020 school year. Thus, it seeks to mobilize the Bakhtinian concepts of dialogism and discourse in the context of the analysis performed. For this, theoretically, specific contributions from the studies of the Bakhtin Circle for Language Studies will be made. It is worth mentioning that, in the analysis performed, we will focus on the evolution of teachers about the training experience during the degree about the use of digital technologies tools in the educational scope. It is concluded that the discursive subjects are singular, interchangeable and the concrete utterance is articulated to a responsible and responsive act, which reiterates the interrelationship between utterances and the dialogism of the instances of verbal interaction.
Downloads
References
ARAUJO, I. A. A. Formação de professores e tecnologias da informação e da comunicação: Professor, você tem medo de quê? Vertentes, São João Del-Rei, n. 35, p. 1-15, out. 2010.
BARROS, D. L. P. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: dialogismo e construção de sentido. 2. ed. Campinas: editora da Unicamp, 2005. p. 25-36.
BARTHOLO, T. L.; KOSLINSKI, M. C.; COSTA, M.; BARCELLOS, T. O que as crianças sabem ao ingressarem na pré-escola na cidade do Rio de Janeiro? Ensaio: aval. pol. púb. educ., Rio de Janeiro, v. 28, n. 107, p. 292-313, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002702071
CAMAS, N. P. V.; MANDAJI, M.; RIBEIRO, R. A.; MENGALLI, N. M. Professor e cultura digital: reflexão teórica acerca dos novos desafios na ação formadora para nosso século. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 21, p. 179-198, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rea.v21i2.3834
COLEMAN, J. et al. Equality of educational opportunity. Washington: Government Printing Office, 1966.
FISTAROL, C. F. S.; FISCHER, A.; BAILER, C. Práticas de letramentos vernaculares em língua inglesa: a práxis na aprendizagem além do currículo formal da universidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2358-2376, out./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.12719
GARCIA, C. M. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 11-49, ago./dez. 2010.
GEE, J. P. Social linguistics and literacies: ideology in Discourses. 2. ed. London/ Philadelphia: The Farmer Press, 1996.
GOIS, A. Incertezas, possibilidades e o que haverá de solido na educação depois da pandemia. In: NEVES, J. R. C (Org.). O mundo pós-pandemia. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2020, p. 108-111.
HECKMAN, J. J. et al. The rate of return to the High Scope Perry Preschool Program. Journal of Public Economics, v. 94, n. 1-2, p. 114-128, fev. 2010.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/blumenau/panorama. Acesso em 20 mar. 2021.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28. jan./abr. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003
LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
LEA, M.; STREET, B. Student Writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, London, v. 23, n. 2, p. 157-16, June 1998.
LIMA, A. C. S.; SANTOS, L. F. Dialogismo e produções responsivas ativas: analisando práticas discursivas em aulas de língua portuguesa. Letras & Letras, v. 29, n. 2, p. 1-11, 2013.
PAULA, L. de; SERNI, N. M. A vida na arte: a verbivocovisualidade do gênero filme musical. Raído, v. 11, n. 25, p. 178-201, jul. 2017.
PAULA, L. O enunciado verbivocovisual de animação – a valoração do “amor verdadeiro” Disney – uma análise de Frozen. In: FERNANDES JR., A.; STAFUZZA, G. B. (Org.). Discursividades Contemporâneas: política, corpo e diálogo. Campinas: Mercado de Letras, 2017. p. 287-314.
PAULA, L.; FIGUEIREDO, M. H.; PAULA, S. L. O Marxismo do/no Círculo. Slovo – o Círculo de Bakhtin no contexto dos estudos discursivos. Curitiba: Appris, 2011.
PAULA, L.; LUCIANO, J. A. R. Filosofia da linguagem bakhtiniana e sua tridimensionalidade verbivocovisual. Estudos Linguísticos, São Paulo v. 49, n. 2, p. 706-722, jun. 2020a.
PAULA, L.; LUCIANO, J. A. R. Filosofia da linguagem bakhtiniana: concepção verbivocovisual. Revista Diálogos (RevDia), v. 8, n. 3, p. 131-151, 2020b.
PNUD. Programa das Nação Unidas para o Desenvolvimento. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/. Acesso em: 27 mar. 2021.
RIBEIRO, V. M.; VÓVIO, C. L. Desigualdade escolar e vulnerabilidade social no território. Educar em Revista, Edição Especial, n. 2, p. 71-87, set. 2017.
SILVEIRA, É. L.; LOPES, L. R. Revisitando Bakhtin: notas sobre a lexicalidade entre palavras, (diálogo entre) discursos e a contribuição para os Estudos da Linguagem. In: SANTOS, E. S.; ALMEIDA, A. D.; NETO, N. A. S. Olhares sobre o léxico: perspectivas de estudo. Salvador: EDUNEB, 2018. p. 343-356.
SILVEIRA, É. L.; SANTANA, W. K. F. “Ele não” como ato de resistência: notas sobre Bakhtin, Foucault e a necessidade de dizer a verdade em atos responsáveis. In: FRANCELINO, P. F.; SANTANA, W. K. F. (Org.). Bakhtin e o Círculo em fronteiras do discurso. São Carlos: Pedro & João, 2019, v. 1, p. 87-116.
SINTEX. Sindicato das indústrias de fiação, tecelagem e do vestuário de Blumenau. Economia diversificada e inovação se destacam para geração de empregos em Blumenau. Sintex, Blumenau, 06 set. 2028. Disponível em: http://www.sintex.org.br/noticia/2018/09/06/economia-diversificada-e-inovacao-se-destacam-para-geracao-de-empregos-em-blumenau. Acesso em: 23 nov. 2020.
SÚNEGA, P. B. C.; GUIMARÃES, I. V. A docência e os desafios da cultura digital. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 1, p. 178-197, jan./abr. 2017.
VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.