COVID-19 e uso de plataformas digitais: reverberações da sala de aula do espaço físico para o virtual

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DOI :

https://doi.org/10.29051/el.v7i00.15158

Mots-clés :

Pandemia, Práticas discursivas, Dialogismo, Interação verbal

Résumé

Este trabalho busca analisar pronunciamentos enunciativos extraídos de questionários semiestruturados realizados por e-mail, em meio à pandemia do coronavírus, com 13 professores de língua inglesa da Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau, que trabalharam em modo remoto durante o ano letivo de 2020. Desse modo, busca-se mobilizar os conceitos bakhtinianos de dialogismo e de discurso no âmbito da análise efetuada. Para isso, percorrer-se-ão, teoricamente, contribuições pontuais dos estudos do Círculo de Bakhtin para os Estudos da Linguagem. Vale destacar que, na análise efetuada, focaremos na devolutiva dos docentes acerca da experiência de formação durante a licenciatura acerca do uso de tecnologias digitais no âmbito educacional. Conclui-se que os sujeitos discursivos são singulares, intercambiáveis e o enunciado concreto se articula a um ato responsável e responsivo, que reitera a inter-relação entre enunciados e o dialogismo das instâncias de interação verbal.

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Caique Fernando da Silva Fistarol, Secretaria Municipal de Educação (SME), Blumenau – SC

Professor de Língua Inglesa na Rede Municipal de Ensino, Coordenador da Educação Bilíngue e de Língua Inglesa. Mestrado em Educação (FURB).

Éderson Luís Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística. Membro-Pesquisador do Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Línguas e Literatura – FORPROLL/CNPq e do GESTAR/CNPq.

Adriana Fischer, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau – SC

Professora Adjunta do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (Departamento de Letras) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Doutorado em Linguística (UFSC).

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Publiée

01/06/2021

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FISTAROL, C. F. da S.; SILVEIRA, Éderson L.; FISCHER, A. COVID-19 e uso de plataformas digitais: reverberações da sala de aula do espaço físico para o virtual. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. 00, p. e021001, 2021. DOI: 10.29051/el.v7i00.15158. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15158. Acesso em: 6 déc. 2025.

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