Inglês para propósitos específicos (IPE): características e tendências atuais de ensino

Auteurs

  • Stéfanie Fernanda Pistoni Della Rosa IFSP – Instituto Federal de São Paulo. Departamento Núcleo Comum. Hortolândia- SP – Brasil
  • Cláudia Jotto Kawachi-Furlan UFES – Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Ciências Humanas e Naturais - Departamento de Línguas e Letras. Vitória – ES – Brasil
  • Eliane Hércules Augusto-Navarro UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas - Departamento de Letras. São Carlos – SP – Brasil

DOI :

https://doi.org/10.29051/el.v2i1.8408

Mots-clés :

Inglês para Propósitos Específicos, Inglês para Propósitos Acadêmicos, Programa Idiomas sem Fronteiras,

Résumé

A área de ensino de Inglês para Propósitos Específicos se consolida cada vez mais como uma metodologia de ensino focada e orientada para atender as necessidades específicas de aprendizes que buscam desenvolver competências que os auxiliem a atuar significativamente em contextos profissionais e/ou acadêmicos. Uma de suas vertentes, o Inglês para Propósitos Acadêmicos, confirma-se como uma tendência atual na área de ensino e aprendizagem de línguas devido à sua proposta de focar nas necessidades comunicativas específicas de membros que atuam em contexto acadêmico desenvolvendo pesquisas, divulgando resultados e interagindo com pesquisadores estrangeiros por meio da língua-alvo. O processo de internacionalização das universidades brasileiras, o papel do inglês como língua da ciência e programas de ensino de inglês em contexto acadêmico-universitário (como o Idiomas sem Fronteiras) intensificaram a proposta de cursos para fins específicos, sobretudo para fins acadêmicos, o que configura uma tendência atual de ensino de LI nesse contexto.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Stéfanie Fernanda Pistoni Della Rosa, IFSP – Instituto Federal de São Paulo. Departamento Núcleo Comum. Hortolândia- SP – Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Linguística pela mesma universidade, onde também concluiu a graduação em Licenciatura em Letras Inglês-Português. Desenvolve pesquisa na área de Inglês para Propósitos Acadêmicos (IPA) e Teoria do Gênero. Tem experiência de ensino de língua inglesa em diferentes contextos como em instituto de idiomas, contexto empresarial e universitário. Atuou como professora substituta do Departamento de Letras Modernas da Unesp Araraquara- FClar e hoje trabalha como professora de Inglês-Português no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Hortolândia.

Cláudia Jotto Kawachi-Furlan, UFES – Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Ciências Humanas e Naturais - Departamento de Línguas e Letras. Vitória – ES – Brasil

Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com período sanduíche na Universidade de Michigan. É licenciada em Letras-Português/Inglês pela UFSCar e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente, é professora de língua inglesa no Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e coordenadora pedagógica do Núcleo de Línguas do Programa Inglês sem Fronteiras - UFES.

Eliane Hércules Augusto-Navarro, UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas - Departamento de Letras. São Carlos – SP – Brasil

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), com estágios pós-doutoral (2012) e SWD (1998-1999), ambos na Universidade de Michigan. Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência em Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira (LE), atuando principalmente nos seguintes temas: análise e desenvolvimento de material didático, formação de professores, gramática como habilidade, ensino-aprendizagem de LI para propósitos específicos (ESP - EAP), produção escrita em LI e análise de gêneros discursivos em cursos de inglês como LE.

Téléchargements

Publiée

05/10/2016

Comment citer

DELLA ROSA, S. F. P.; KAWACHI-FURLAN, C. J.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H. Inglês para propósitos específicos (IPE): características e tendências atuais de ensino. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 2, n. 1, p. 25–40, 2016. DOI: 10.29051/el.v2i1.8408. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8408. Acesso em: 6 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.