O Português Língua Não Materna na Universidade Federal do Espírito Santo: um breve histórico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.6.15424

Palavras-chave:

Políticas linguísticas, Interculturalidade, Português língua não materna

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o histórico do Português Língua Não Materna (PLNM) na Ufes, sobretudo no âmbito do Departamento de Línguas e Letras e do Núcleo de Línguas, bem como as configurações e concepções teórico-metodológicas adotadas ao longo de seus principais períodos. Observamos que as principais ações de PLNM na instituição estão relacionadas com a oferta de cursos para a comunidade. Tais cursos passaram por mudanças significativas, tanto na organização quanto na concepção de língua(s) e de ensino, chegando a práticas de ensino e de aprendizagem embasadas no conceito de língua-cultura (MENDES, 2011, 2015, 2018), que influenciaram o desenvolvimento de cursos e usos de materiais didáticos com foco na visão intercultural. Analisar esse histórico do PLNM na Ufes é essencial para que possamos exigir políticas que não sejam restritas à oferta de cursos, mas que contemplem a formação docente e a institucionalização do PLNM na universidade.

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Biografia do Autor

Renata Rocha Vieira de Mello, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória – ES – Brasil

Mestre em Estudos Linguísticos (UFES).

Cláudia Jotto Kawachi-Furlan, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória – ES – Brasil

Professora no Departamento de Línguas e Letras.  Doutorado em Linguística (UFSCar).

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Publicado

28/12/2021

Como Citar

MELLO, R. R. V. de; KAWACHI-FURLAN, C. J. O Português Língua Não Materna na Universidade Federal do Espírito Santo: um breve histórico. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.6, p. e021144, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.6.15424. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15424. Acesso em: 21 nov. 2024.

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