Reflexo das palavras imagem na linguagem como realidade secundária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v8iesp.3.17448

Palavras-chave:

Linguística cognitiva, Imagem, Imaginação, Significado, Metáfora, Invariante lexical

Resumo

A busca por uma interpretação consistente da estrutura semântica de uma palavra no nível de invariância impulsionou o imaginário para as fileiras das questões mais prementes. O papel determina as propriedades e características específicas das imagens. Uma análise de componentes invariantes de cada um dos significados figurativos e comparando-os ainda mais com a semântica do primeiro significado não derivativo nominativo são utilizados para atender ao objetivo do estudo. Mostra-se que as palavras que denotam objetos da natureza, artefatos e zoomorfismos, ou seja, um léxico específico que designa as realidades mais próximas da vida das pessoas, são mais descritivas. A generalização e a abstração de uma imagem se desenvolvem à medida que uma palavra é aplicada a novos significados metafóricos figurativos no processo de compreensão da estrutura semântica de uma palavra polissemântica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Svetlana A. Pesina, Nosov Magnitogorsk State Technical University

Dr of Philology, Dr of Philosophy, Professor at the Department of Linguistics and Translation.

Lyubov N. Churilina, Nosov Magnitogorsk State Technical University

Dr. Sc. in Philology, Professor at the Department of Russian Language, General Linguistics and Mass Communication.

Irina R. Pulekha, Nosov Magnitogorsk State Technical University

Candidate of Philology, Associate Professor at the Department of Linguistics and Translation.

Natalia V. Kozhushkova, Nosov Magnitogorsk State Technical University

Ph.D., Associate Professor at the Department of Pedagogical Education and Records Management.

Svetlana V. Kharitonova, Nosov Magnitogorsk State Technical University

Ph.D. Department of Linguistic and Literature.

Svetlana S. Velikanova, Nosov Magnitogorsk State Technical University

Ph.D., Head of the Department of Pedagogical Education and Records Management.

Referências

Bunyatova, A. B. (2018). Concept as an object of study of cognitive linguistics and linguoculturology. Theoretical & applied science, (10), 219-226.

Cavazzana, A., & Bolognesi, M. (2020). Uncanny resemblance: Words, pictures, and conceptual representations in the field of metaphor. Cognitive Linguistic Studies, 7(1), 31-57.

Evans, V., Bergen, B. K., & Zinken, J. (2015). The cognitive linguistics enterprise: An overview (pp. 2-36). Equinox.

Górska, E. (2019). Understanding Abstract Concepts Across Modes in Multimodal Discourse: A Cognitive Linguistic Approach. Routledge.

Gouteraux, P. (2017). Lexical complexity: Metaphors and collocations in native, non-native and bilingual speech. Proceedings 3, Louvain-la-Neuve: Presses universitaires de Louvain, 363, 384.

Hurtienne, J. (2017). How cognitive linguistics inspires HCI: image schemas and image-schematic metaphors. International Journal of Human–Computer Interaction, 33(1), 1-20.

Kiseleva, S., & Trofimova, N. (2017). Metaphor as a device for understanding cognitive concepts. Revista de Lenguas para Fines Específicos, 23(2), 226-246.

Janda, L. A. (2015). Cognitive linguistics in the year 2015. Cognitive Semantics, 1(1), 131-154.

Mácha, J. (2019). Metaphor in Analytic Philosophy and Cognitive Science. Revista Portuguesa de Filosofia, 75(Fasc. 4), 2247-2286.

Pan, M. X. (2019). The effectiveness of the Conceptual Metaphor Approach to English idiom acquisition by young Chinese learners. Metaphor and the Social World, 9(1), 59-82.

Pesina, S. A., Ovcharova, S. V., Kozhushkova, N. V., Andreeva, S. L., Igoshina, N. V., Lukina, O. A., & Chernykh, O. P. (2021). Education and anthropomorphism in language through embodiment lens. Revista on line de Política e Gestão Educacional.

Pesina, S. A., Yusupova, L. G., & Pulekha, I. R. (2019). Anthropomorphism in language studied through the prism of embodiment. Вестник Челябинского государственного университета, 10 (432), 223-227.

Pesina, S., & Latushkina, O. (2015). Polysemy and Cognition. Procedia-Social and behavioral sciences, 192, 486-490.

Solonchak, T., & Pesina, S. (2015). Cognitive properties of images and metaphors. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 192, 650-655.

Zhao, Q., Ahrens, K., & Huang, C. R. (2022). Linguistic synesthesia is metaphorical: a lexical-conceptual account. Cognitive Linguistics. https://doi.org/10.1515/cog-2021-0098

Publicado

30/06/2022

Como Citar

PESINA, S. A.; CHURILINA, L. N.; PULEKHA, I. R.; KOZHUSHKOVA, N. V.; KHARITONOVA, S. V.; VELIKANOVA, S. S. Reflexo das palavras imagem na linguagem como realidade secundária. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 8, n. esp.3, 2022. DOI: 10.29051/el.v8iesp.3.17448. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17448. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)