Dossiê Tecnologias e educação: novos olhares e percepções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10421

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Anderson Santos Cruz, Faculdade de Ciências e Letras, FCLAr/UNESP, Araraquara; Faculdade Anhanguera, Bauru

Doutorando em Educação Escolar: Política e Gestão Educacional pela Faculdade de Ciências e Letras - FCLAr/UNESP - Araraquara/SP (Pesquisa sobre Metodologias Ativas - MAs, especialmente a Sala de Aula Invertida - SAI, Blended Learning). Desenvolvendo trabalhos e pesquisas sobre Internacionalização da Educação, Estudos sobre TVD entre Brasil, Portugal e Espanha. Estudos sobre DOI, indexação para revistas científicas. Avaliador das Revistas: Educitec - AM e Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade - IFG. Mestre em Educação Assistida por Televisão Digital (UNESP) - Programa de Pós-graduação em TV Digital: Informação e Conhecimento (Atual Programa de Pós-graduação Mídias e Tecnologias - desde 07/2015) pela FAAC-UNESP-Bauru/SP ( Pesquisa sobre a Formação Profissional Inicial do Professor Universitário mediante o cenário das tecnologias e convergência tecnológica e midiática - era digital - mediação pedagógica com os meios de comunicação e tecnologias digitais). Professor Tutor em Metodologia da Pesquisa Cientifica na Pós-graduação da Faculdade Anhanguera de Bauru. Graduado em Tecnologia em Marketing pela Faculdade Anhanguera de Bauru/SP. Especialista em Antropologia pela Universidade Sagrado Coração-USC, Bauru/SP. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior e MBA Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade Anhanguera Bauru/SP. Membro da INTERCOM Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Consultor em Marketing e Comunicação, Palestrante, Gestor de Projetos e Eventos. Consultor em Serviços e Estratégias no segmento Beleza. Palestrante. Coordenação e Gestão de Projetos, Eventos Corporativos e Educacionais. Interesse e pesquisas nas áreas de Marketing, Comunicação, Mídias, Produção de Sentido, Análise do Discurso, Educação, Comunicação em Moda, Negócios, Criação, Pesquisa de Mercado, Embelezamento Pessoal, Consumidor, Administração, Relações Públicas, Comunicação e Mídia no Serviço Social, Politicas Públicas, Visagismo, Construção de Identidade, TV Digital, Educomunicação. Relações Públicas acerca das questões do Serviço Social, Análise do Discurso, Cibercultura e demais áreas que envolvem a Comunicação. Experiência em planejamento e análise de mercado; Estudo e Análise de viabilidade Econômica; Construção e desenvolvimento do Plano de Marketing e outros; Serviços de Coordenação e Supervisão de Equipes; Controle de vendas; Seleção, Desenvolvimento e Treinamento de Pessoal; Gestão de Pessoas. Supervisão Pedagógica; Administração de Departamento/Filial/Franquia; Participação de feiras e execução de eventos. Docente em cursos de especialização em cursos no segmento de beleza, visagismo, colorimetria. Integrante do Grupo de Estudos: Inovação: Planejamento estratégico, Processos Participativos e Avanços Tecnológicos (dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/7620460647196325191028). Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5223-8078 - Researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Jose_Santos_Cruz (Texto informado pelo autor).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2419735299778580


Referências

ANDRADE, R. B.; SACRAMENTO, A. C. Educopédia uma ferramenta para ensinar geografia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 720–740, out. 2017. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10450

BITTENCOURT, P. A. S.; ALBINO, J. P. Reflexão sobre a utilização criativa dos recursos tecnológicos. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 691–705, out. 2017 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10448

CARNEIRO, R. U. C.; COSTA, M. C. B. Tecnologia e deficiência intelectual: práticas pedagógicas para inclusão digital. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 706–719, out. 2017 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10449

CERUTTI, E.; MELO, L. F. Abordagem híbrida no ensino superior: reflexões teórico-metodológicas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 605–620, out. 2017 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.9826

COQUEIRO, M. N. P. C.; SEBASTIÁN HEREDERO, E. Una breve revisión histórica de la formación institucionalizada del profesorado en Brasil para el uso de las TIC en la educación fundamental. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 649–664, out. 2017 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10427

CRUZ, J. A. S.; BERMEJO, L. J. Dossiê Technologies and education: new looks and perceptions. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 587–590, out. 2017 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10423

CRUZ, J. A. S.; BERMEJO, L. J. Dossiê Tecnologias e educação: novos olhares e percepções. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 578–581, out. 2017 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10421

CRUZ, J. A. S.; BERMEJO, L. J. Dossié Tecnologías y educación: nuevos ojos y percepciones. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 582–586, out. 2017 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10422

CUNHA, A. K.; CRUZ, J. A. S.; BIZELLI, J. L. A Gestão do Conhecimento e as expertizes desenvolvidas no Ensino Superior. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 677–690, out. 2017 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10442

DE JESUS, E. M. S.; SANTOS, D. V.; DA CONCEIÇÃO VIEIRA, M. L.; CARVALHO, A. A. Metodologias de ensino e os estilos de aprendizagem na graduação em farmácia: um estudo piloto. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 621–639, out. 2017 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.9921

LASTÓRIA, L. A. C. N. A fábula flusseriana e o futuro da educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 591–604, out. 2017 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10424

LEMES, S. S. Editorial, v. 21, n. esp. 1, out./2017. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 575–577, out. 2017 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10420

LIMA, A. C. A.; LEIVA, J. C.; LEMES, S. S. Viver em rede: uma análise sobre as implicações do uso das mídias sociais por estudantes universitários. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 896–912, out. 2017 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10459

MARTINS, E. D.; FELIX, N. M. Aluno aprendiz em educação a distância: material didático e avaliação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 799–813, out. 2017 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.9899

MARTINS, M. A. S. R. O desenvolvimento do raciocínio na era da tecnologia: cognição x doutrinação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 842–859, out. 2017 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10456

MELLO, F. C. A.; ARAUJO, J. A.; PAIVA, A. C. M. S.; CARDOSO, M. G. C. Aplicação do cinema digital na promoção da igualdade de gênero na escola. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 665–676, out. 2017 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10428

NORMANDIA FONSECA, K.; CANTO, L. A pedagogia da autonomia e a aprendizagem colaborativa nos cursos EaD. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 793–798, out. 2017 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10058

POZZER, R. H. P. Interações mediadas pela tecnologia em sala de aula: o uso das redes sociais e a exclusão digital. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 741–754, out. 2017 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10451

PRIOSTE, C.; RAIÇA, D. Inclusão digital e os principais desafios educacionais brasileiros. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 860–880, out. 2017 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10457

ROSALIN, B. C. M.; CRUZ, J. A. S.; MATTOS, M. B. G. de. A importância do material didático no ensino a distância. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 814–830, out. 2017 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10453

SANTOS, I. P. A formação de professores na perspectiva da educomunicação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 640–648, out. 2017 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10031

SOUZA, C. J.; NERY FILHO, J. Entre a escuridão e o silêncio: a relação entre as TICs e a surdocegueira utilizando a ferramenta do código morse. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 881–895, out. 2017 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10458

TANAKA, E. Z.; SARTORI, D. V. B.; FERREIRA, L. R.; BERMEJO, L. J. A educação a distância nos cursos de graduação em enfermagem: aplicação e efetividade. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 831–841, out. 2017 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10455

VIEIRA, J. J.; SILVA, A, P.; VIEIRA, A. L. C. A Política de educação a distância e o aumento das vagas nas instituições de ensino superior: apontamentos. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 776–792, out. 2017 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.9745

VIEIRA, S. S. A contribuição da produção de vídeos digitais por discentes de uma escola municipal na construção do conhecimento contextualizado no ensino de ciências. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 1, p. 755–775, out. 2017 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10452

Downloads

Publicado

04/10/2017

Como Citar

CRUZ, J. A. S.; BERMEJO, L. J. Dossiê Tecnologias e educação: novos olhares e percepções. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 578–581, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10421. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10421. Acesso em: 24 fev. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)