O trabalho do pedagogo nas entidades sociais: análise das ações pedagógicas integradas às políticas públicas de assistência social
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n1.2017.9453Palavras-chave:
Serviço social. Pedagogia e educação. Formação e atuação do pedagogo. Assistência social.Resumo
Apresentam-se aqui, as possibilidades sobre a atuação do pedagogo nas organizações sociais, integrando as diretrizes e intencionalidades das políticas públicas da assistência social. Desta maneira pretende levantar possíveis reflexões a respeito da assistência social no Brasil, a formação do pedagogo, suas funções no campo do trabalho social, assim como a sua contribuição para o alcance dos objetivos das políticas públicas de assistência social. Serão abordados tais conceitos a partir de pesquisa bibliográfica onde os indicadores das hipóteses foram levantados de maneira empírica para elucidar conceitos, hipóteses e a comprovação das questões inicialmente levantadas. Através desta pesquisa alguns desafios foram apontados, esclarecendo-nos que o trabalho do pedagogo nas entidades sociais, ou seja, a pedagogia social está intrinsecamente ligada aos conceitos de educação social, educação não formal e a educação integral dos indivíduos; a amplitude desses conceitos junto à desvalorização do profissional pedagogo que atua no campo social potencializa a importância de não cessarmos nossa busca pela clareza e reconhecimento do pedagogo social.
Downloads
Referências
BALEEIRO, Alionar; SOBRINHO, Barbosa. Constituições Brasileiras1946. 3ª Edição. Brasília. Subsecretaria de Edições Ténicas. 2012.
BEHRING, Elaine Rossetti. BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. 9ª edição. São Paulo: Editora Cortez, 2011.
BOING, Angela; SILVA, Maria Boenno. A educação e o pedagogo para além dosespaços escolares. Disponível em: <http://www.educardpaschoal.org.br/web/fundacao-artigos-ver.asp?aid=100?>. Acesso em: 17 dez. 2015.
BRASIL (a), Código Civil (1946). Constituição Federal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao46.htm>. Acesso em: 17 dez. 2015.
BRASIL (b), Código Civil (1988). Constituição Federal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm> Acesso em: 17 dez. 2015.
BRASIL (c), Código Civil (1993). Lei Orgânica de Assistência Social. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8742.htm>. Acesso em: 17 dez. 2015.
BRASIL (d), Ministério do Desenvolvimento e Combate a Fome. (2005) Plano Nacional de Assistência Social – PNAS. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/arquivo/Politica%20Nacional%20de%20Assistencia%20Social%202013%20PNAS%202004%20e%202013%20NOBSUAS-sem%20marca.pdf>. Aceso em: 17 dez. de 2015.
BRASIL (e), Ministério daEducação (2005). Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2015
CARIDE, José Antônio. Las fronteras de la pedagogia social. Perspectivas científica e histórica. Barcelona: Gedisa, 2005. 285p.
CERONI, Mary Rosane. O Perfil do Pedagogo para atuação em Espaços NãoEscolares. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092006000100040&script=sci_arttext>. Acesso em 17 dez. 2015.
CRUZ, José Anderson Santos.; BIZELLI, José Luís. Docência para o ensino superior: inovação, informação e construção do conhecimento na era digital. Cad. Ed. Tec. Soc., Inhumas, v. 8, n.1, p. 79-90, 2015. Disponível em: < http://cadernosets.inhumas.ifg.edu.br/index.php/cadernosets/article/view/227/130>. Acesso em: 17 dez. 2015.
DEMO, Pedro. Política Social, Educação e Cidadania. Campinas, SP: Papirus, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática educativa. 25ª Edição. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 54p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação. Cartas Pedagógicas e outros escritos. 1ª Edição. São Paulo: Paz e Terra, 2014.155p.
GENEROSO, Claudiney. O Serviço Social como gestor de projetos sociais e o trabalho emequipe. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014. Disponível em: <http://anhanguera.com>. Acesso em : 17 de dez. 2015.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MACHADO, Evelcy Monteiro. Pedagogia Social no Brasil: Políticas, teorias, e práticas em construção. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/PAL010.pdf. Acesso em: 17 dez. 2015.
PINTO, Roberto Perez. Terceiro Setor, Voluntariado e Responsabilidade Social. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014. Disponível em: <http://anhanguera.com> Acesso em: 17 de dezembro de 2015.
REZENDE, Maria José de. A Ditadura Militar no Brasil: repressão e pretensão de ligitimidade 1964-1984 [livro eletrônico]. 1º Livro Eletrônico. Londrina. Eduel 2013. Disponível em: < http://www.uel.br/editora/portal/pages/arquivos/ditadura%20militar.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2015.
RIZOTTI, Maria. A construção do sistema de proteção social no Brasil: avanços e retrocessos na legislação social. Disponível em: <http://sisnet.aduaneiras.com.br/lex/doutrinas/arquivos/construcao.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2015.
SANTIAGO, Emerson. República do Café com Leite. Disponível em: <http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/revolucao-de-1930/>>. Acesso em: 17 de dez. 2015.
SERRÃO, Maria Isabel Batista. Aprender a Ensinar. São Paulo: Cortez, 2006.
SILVA, Fernando Guimarães Oliveira.Formação do pedagogo e as possibilidades de inserção profissional em espaços educativos não formais. Disponível em: http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/formacao-pedagogo-as-possibilidades-insercao-profissional-.htm>. Acesso em: 17 dez. 2015.
TAVARES, Andrezza; SANTOS, Fábio. Educação Social, Pedagogia Social e Espaços Não – Escolares: Horizontes conceituais necessários para o acolhimento de sujeitos emrisco na perspectiva do desenvolvimento humano. Disponível em: <http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Anais_2010/Artigos/GT8/EDUCACAO_SOCIAL.pdf>. Acesso em:17 dez. 2015.